Política

Paulo Afonso - Bahia - 07/05/2015

Municípios participam da etapa territorial da 4ª COMPED

Agecom por Luiz Brito DRT/BA 3.913
Agecom

Paulo Afonso é a sede oficial, nesta quinta-feira (07) da Etapa Territorial da 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que acontecerá em Salvador nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

Antes da abertura oficial do evento o presidente municipal do Conselho da Pessoa com deficiência, Lúcio Flávio, fez a leitura do regimento da IV Coferência,  seguida de um número de dança e canto pelo Grupo BatukApae formado por alunos da APAE .O evento será realizado durante  todo o dia no  Auditório da UNEB,  e  conta  com representantes dos municípios de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Macururé, Abaré e Chorrochó  que avaliam Políticas Públicas para pessoas com deficiência e vão definir diretrizes com prioridades para a sua implementação.

Pautado no tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, definido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a  Conferência estar sendo realizada pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município, atendendo à solicitação da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e do Conselho Estadual, visando uma maior articulação entre os municípios que compõem o Território para o fortalecimento das políticas

Durante a abertura oficial do evento, o prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT), disse que a Administração Municipal está trabalhando para que hajam políticas públicas que reconheçam o trabalho do profissional da área e que os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos pela lei. Cumprimento todas as pessoas com habilidades especiais, pois muitas pessoas acham que é impossível reunir grupos comprometidos e que lutem por esta causa, mas estamos aqui para isso. Sabemos do nosso comprometimento e do vasto caminho que temos pela frente”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Lúcio Flávio, parabenizou o prefeito por sediar o evento e a Secretaria de Assistência Social, Ana Clara Moreira pelo desafio cumprido. “Todas estas pessoas têm direitos, que possamos sair daqui com demandas efetivas para defendermos nas Conferências Estadual e Federal”, relatou Flávio.

A vereadora Irmã Leda ressaltou que a Câmara Municipal de Vereadores está junta neste projeto para ampliar os direitos da pessoa com deficiência.

 Na parte da tarde, os participantes serão divididos em três eixos temáticos onde serão levantados: Eixo I – Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional; Eixo II – Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social; e Eixo III – A interação entre os Poderes e os entes federados. Nesses grupos serão apresentadas as ações previstas e coletada as sugestões para sua efetivação. Logo após, serão escolhidos 8 delegados, que representarão o Território de Itaparica (Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Macururé, Abaré e Chorrochó), na etapa final da IV Conferência Estadual, em Salvador nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Em dezembro acontecerá a Nacional.

O evento recebe a presença de diversos representantes do território de Itaparica e da capital do estado, Salvador.

 

 


Últimas

1 até 20 de 10485   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados