O Centro de Referência da Mulher de Paulo Afonso é bem conhecido por ser referência no atendimento às mulheres que se cuidam para evitar o câncer ginecológico. O que muita gente não sabe é que o órgão também oferece serviço especializado para os homens. Um dos exames disponibilizados é a peniscopia, que permite a visualizar, por meio de lente de aumento, lesões, muitas vezes imperceptíveis, na região genital masculina. A coordenadora do CRM, Hélia Valeska, observa que não adianta tratar apenas a mulher porque muitas doenças – como as sexualmente transmissíveis – afetam também o companheiro e ambos precisam receber atendimento de saúde. Ano passado foram realizados 53 atendimentos a pacientes masculinos. Nos primeiros tres meses deste ano, já foram realizados 20 atendimentos.
Além de serviços na área de mastologia e ginecologia, estão sendo disponibilizados outros atendimentos especializados, tais como: consulta (inserção de DIU), biópsia do colo do útero, eletrocauterização e peniscopia – exame que detecta o aparecimento do Papiloma Vírus Humano (HPV), doença assintomática no homem. Na mulher, por sua vez, é perceptiva.
A coordenadora do Centro de Referência, enfermeira Hélia Valeska, informa que a eletrocauterização e a peniscopia são procedimentos clínicos para o diagnóstico e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Hélia lembra que o Centro de Refrência da Mulher é a única unidade em Paulo Afonso a realizar a Peniscopia gratuitamente (através do Sistema Único de Saúde -SUS).
A coordenadora do Centro acrescenta que a eletrocauterização permite a queimagem dos condilomas acuminados, que nada mais são do que verrugas não dolorosas isoladas ou agrupadas, que aparecem nos órgãos genitais e/ou ânus. Segundo ela, a DST cresce mais rapidamente durante a gravidez. “A falta de tratamento desse tipo de Doença Sexualmente Transmissível pode causar o câncer do colo de útero ou do pênis”, ressalta.
EXISTÊNCIA – A Peniscopia é prestada exclusivamente pelo Centro de Referência, porém, só começou a ter maior visibilidade a partir de 2014.
ATENDIMENTOS – Os pacientes interessados em receber algum dos serviços oferecidos pelo centro devem agendar sua consulta, nos turnos matutino e vespertino. O Centro de Referência da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Telefone 3282 5154