O vereador Luiz Aureliano (PT) está surpreendendo. Tem feito intervenções na tribuna da Câmara em defesa da UNIVASF, CHESF e do HNAS. O petista tem tido destacada atuação no parlamento.
E tome taxa e tarifa
Em vigor: IPTU e TIP. Agora é a taxa do esgoto. Aguarde para os próximos dias a taxa da coleta do lixo e dos correios.
Não basta ir à tribuna
Quase sempre vejo vereadores criticando obras públicas não acabadas e perguntando onde anda o dinheiro. Isso é papel do parlamentar. Mas se têm provas de sumiço de verbas federais e estadual, existem os canais legais para apresentá-las: MPF, MP, TCU e TCE. Ou fica tudo na base do achismo.
Posição equilibrada
O vereador Alex Almeida (PDT) tem feito suas cobranças ao governo de Enavilma Negromonte (PP), mas sempre num alto nível e sem cair para a vala comum do denuncismo. E nem por isso deixa de ser oposição.
A Câmara não é uma casa de homenagens
No retorno das atividades parlamentares, o que mais se tem visto é uma chuva de requerimentos pedindo sessões solenes. Daqui há pouco não terá debate. Sessão solene não é regra, mas exceção. Seus presidentes deveriam marcar as sessões solene na terça, quarta, quinta ou sexta, para não tomar o tempo das sessões ordinárias, que na maioria das câmaras da décima região é de apenas uma por semana.
Alívio
O fim das chamadas coligações dos partidos em chapas proporcionais é um marco na indústria de partidos nanicos e chefetes políticos que se instalou no Brasil. Agora quem quiser se eleger arranje votos, pois o jabá acabou! Parlamentar eleito com uma merreca de votos e partidos sem sede: isso tende a chegar ao fim, fortalecendo a representação verdadeira. Agora só falta mesmo o Congresso Nacional acabar com o financiamento e as doações privadas nas campanhas, grande responsável pela crise política que vem arrastando o Brasil para o abismo.
Candidato à rural
Se o prefeito de Santa Brígida, Gordo de Raimundo(PT), conseguir mostrar para a população trabalho na recuperação da cidade toma fôlego para a sua reeleição, caso contrário é candidato à rural.
Trairagem
"Nós da oposição defendemos o voto aberto, para ninguém se esconder do voto secreto, e fazer qualquer tipo de trairagem" defende o líder da minoria na Cãmara de Paulo Afonso, Edson Oliveira Maciel, o Dinho (PP).
Angú de caroço
A próxima eleição em Paulo Afonso, em 2016, será um teste para saber quem dá às cartas políticas na cidade. A oposição tem as suas preferências sobre o candidato e o atual prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) também.
Refundando
Estranha essa tese de "refundar" o PT e direcioná-lo a uma nova posição política. Não vai dar em nada. O problema não é a legenda, são as pessoas.
Cena
Um certo vereador governista em Glória, andou comentando que iria ouvir as bases para confirmar rompimento com a prefeita Enavilma. Mas sexta, a decisão já estava tomada. Só jogo de cena.
Nem aí
Duvido que nesses dois anos, vereadores de Santa Brígida tenham aprovado um projeto de lei que beneficiou a população. Dá para ver que essa não é a prioridade. " Tão cagando e andando pru povo".
Se a oposição lançar mais de um candidato à prefeitura, o que acho provável, quem vai comemorar é o bloco governista. Eles podem brigar internamente, mas chegam sempre unidos nas eleições. Essa é a história que se repete e quem deveria aprender não aprende.
Em cartaz
A 1 ano e sete meses das eleições aparecem os nomes de Flávio Henrique Magalhães Lima (PV), Val Oliveira(PP), Dinho(PP), Antonio Alexandre(PR), Marcondes Francisco(PRP), Luiz Aureliano (PT) e Marconi Daniel (PV). Acho os sete bons nomes para serem candidatos a vice. Já à cabeça de chapa tenho as minhas dúvidas.
Não abre
A prefeita de Glória, Ena Vilma Negromonte (PP), deverá insistir na candidatura do David Cavalcanti para a sua sucessão, candidato importado da capital.
Alcides Modesto, alguém me explica?
Cumpriu um bom mandato de deputado estadual e exerceu com vigor a função de deputado federal. É um político técnico. Até hoje não entendo porque não é aproveitado no Executivo.
Quebra no meio
Não se pode afirmar que o ex-prefeito de Glória, Policarpo elegerá a mulher Vilma caso esta resolva concorrer, mas com certeza quebrará no meio a intenção da atual mandatária Ena também Vilma de eleger seu sucessor.
Enche de orgulho
A filiação do advogado Fábio Almeida ao PMDB enche de orgulho o presidente do partido em Paulo Afonso, o ex-vereador Vavá Ferraz e seus amigos.