O aumento na frota de veículos em Paulo Afonso vem complicando cada vez mais o trânsito na cidade. Com mais carros nas ruas, aumenta o congestionamento e o número de acidentes, mas as melhorias na infra-estrutura não acompanham o ritmo do crescimento do número de veículos. Especialistas em trânsito indicam que a melhor alternativa para qualquer cidade é o transporte público. Em Paulo Afonso, essa é uma das principais reclamações dos moradores. Apenas duas empresas são as responsáveis pelas linhas de ônibus e o contrato de concessão só elas e a prefeitura sabem.
Com as facilidades, o mercado de carros e motos está aquecido na cidade. A cada dia, pelo menos 25 são emplacados na cidade.
Na concessionária Honda da cidade, por exemplo, 150 unidades foram vendidas só no mês dezembro. “No mínimo 40% das vendas são de clientes novos, que estão tirando a primeira moto zero”, diz o empresário Nicolson Araújo Chaves.
O comandate do 20 BPM, afirma que a polícia vem acompanhando o movimento e aumento de veículos nas ruas. “Estamos realizando mais operações de direção segura, principalmente onde há mais fluxo", explica.
Além da imprudência, a falta de vias adequadas para o tanto número de carros é problema para os motoristas. Na rua Monsenhor Magalhães, (antiga rua do Coqueiro)por exemplo, o Hiper Mercado Braga interrompe sobremaneira o trafego de veiculos independentemente do horário quando executa carga e descarga de produtos. A operação é quase diariamente. quando a prefeitura, deveria determinar o horário noturno para tal finalidade.