Cerca de 1.500 moradores de áreas dispersas da zona rural nos municípios baianos de Jeremoabo, Novo Triunfo, Santa Brígida, São Desidério, Varzedo e Várzea da Roça vão ser beneficiados com a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água.
A autorização para o início das obras será dada pelo governador Jaques Wagner, que viaja para os municípios na próxima semana. Os serviços serão executados pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) e fazem parte do programa Água para Todos, do governo federal, garantindo atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água de qualidade.
O Água para Todos já atingiu 392 dos 417 municípios baianos e mais de 2,3 milhões de pessoas já foram beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 950 milhões em obras concluídas e em execução. Para o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, a água potável é uma antiga reivindicação daquelas comunidades. "A implantação dos sistemas simplificados vai melhorar a saúde dos moradores, que vão ter acesso à água encanada", explicou.