Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 18/01/2015

Sinal de alerta

Luiz Brito
Divulgação

Uma coisa ficou clara depois do resultado eleitoral de 2014, em Paulo Afonso. O prefeito Anilton Bastos Pereira tem um capital político considerável no município. E não deve isso aos seus secretários. É uma coisa pessoal dele mesmo. Desde o primeiro mandato que Anilton sempre esteve muito presente nos mais diferentes segmentos sociais, sem distinção de raça, credo, cor ou ideologia política. Conseguiu construir uma imagem de proximidade da população. O problema é que não consegue passar esse prestígio para os seus aliados mais próximos. Tanto que não conseguiu a tão sonhada eleição de Luiz de Deus  para Assembléia Legislativa do estado. Em um ano pré-eleitoral não se comenta nem a boca miúda que o prefeito tenha um nome realmente palpável para sucedê-lo em 2016. Mas como no futebol, a política é uma “caixinha de surpresas” e ninguém ganha ou perde antes do jogo começar e terminar.

Lógico
Recebi algumas opiniões de leitores do site direcionadas ao vereador Luiz Aureliano (PT), a maioria elogios, depois de um texticulo publicado aqui sob o título "0 silêncio incomoda".  Isso porque ele  deixou claro nas entrelinhas  que não vai “engolir medidas impopulares” advindas do governo ao qual é aliado. Uai, mas o “cara” é petista PT, logo estranho seria se ele não ficasse de bico fechado, não é mesmo?

Quem dá mais
Segundo a minha fonte, ninguém da Prefeiturade Paulo Afonso sabe absolutamente nada  sobre a limpeza total que a CHESF mandou executar naquela área do Sal torrado, justamente onde outrora fora uma pista de motocross. Parece que a CHESF fez beicinho. Isso pode gerar um ligeiro mal-estar entre a estatal e a prefeitura se esta última, por exemplo entender de requerer a área para fins sociais. Ainda de acordo com o interlocutor a área será loteada e transformada em um conjunto residencial. Quem um dia pensou em ver  a CHESF  fazendo "rifa".

Escuridão
Um leitor diário da coluna reclama que a Avenida dos estudantes tem trechos que estão completamente escuros. Segundo ele, isso está prejudicando a prática de esportes saudáveis como a corrida, o ciclismo e a caminhada. Obviamente favorecendo os “ilícitos” como assaltos, consumo de drogas e afins.

Prefeito ?

Questionado pela coluna sobre quem seria o candidato da oposição para disputar a Prefeitura de Paulo Afonso, em 2016, o vereador Antônio Alexandre (PR) disse sem titubear que a agremiação deve apresentar candidatos e que o PR, PP e o PRP possuem vários nomes para apresentar, inclusive o dele ”, falou.

Liderança

O vereador Edson Oliveira Maciel (PP), fatalmente será reconduzido à liderança da minoria na Câmara.

A volta do regresso

Prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT)  retornou ao batente nesta terça-feira(20),  após um curto período de descanso. Volta cheio de entusiasmo e disposição para o trabalho. Nos bastidores as apostas subiram dando conta de que ele pela primeira vez vai participar da sessão de reabertura dos trabalhos Legislativos para o biênio 2105/2016, sob o comando do presidente Petrônio Nogueira (PDT).  O retorno das atividades parlamentares  ficou definido para o dia 23 de fevereiro,  após reunião da presidência com o primeiro secretário Regivaldo Coriolano da Silva (PCdoB) e a secretária executiva da casa da Leis, Maria Gorete Moreira. Pelo regimento o retorno das atividades seria no dia 16, entretanto, em função dos festejos carnavalescos, a sessão solene de instalação da nova Mesa Diretora e a sessão ordinária ficaram definidas para o dia 23 de fevereiro, às 09 horas. 

Miragem
Em algumas cidades ao utilizar som alto nas ruas, o responsável pelo barulho vai para a delegacia. Essa é uma medida de uma  operação chamada  'Som Legal, Cidade Sossegada'. A ação integrada da PC, PM, MP e Justiça. Nessas cidades eles não permitem que haja reincidência da infração. O responsável é levado à delegacia, além de ter o equipamento apreendido”.  Já em Paulo Afonso......

Miserê
Em cidades com características  semelhantes  a Paulo Afonso  os prefeitos  estão cancelando qualquer participação financeira no carnaval deste ano. A idéia é aproveitar esses tempos de vacas magras  e empurrar a festa de momo para a iniciativa privada. Pelo jeito o exemplo está se alastrando. Em Paulo Afonso, a Copa Vela, não, mas  outras festanças já vêm a duras penas sendo mantidos pelo setor privado há algum tempo, cabendo ao poder público manter a segurança dos eventos. Fato é que o dinheiro público, nesses tempos de vacas esqueléticas, tem mais é de ter outro destino que o trio elétrico.

Unanimidade

A escolha de Leobson Teles, para pôr em prática o projeto de Desenvolvimento econômico no município é defendida como acertada pelo  SEBRAE,CDL e presidentes de associações. Esta coluna faz engrossar o coro da unanimidade, ao concordar que Leobson tem competência de sobra para dar conta do recado. E mais do que isso, ele anda muito empolgado com o novo desafio.

No lombo

Quem pensa que o ex-aliado do governo Anilton, estar deitado em berço esplêndido pode quebrar a cara. Alex vem atuando nos bastidores e tem um leque de amigos e admiradores que trabalham de forma entusiasmada já de olho em 2016.  Não vai ter boquinha: Ele diz que vai atuar com transparência e quem merecer lapada pode preparar o lombo.

La même chose

Quem observa atentamente as ruas e avenidas de Paulo Afonso não entende porque o governo Anilton esmoreceu e teima em não debater os graves problemas da cidadea a exemplo do lixo, do transito, da mobilidade e da zona azul. Na prática, querem se manter mamando nas tetas do governo até torar o peito. Quem achar ruim, que vista a carapuça. E tenho dito!

La même chose II
Apesar de alguns avanços, a prefeitura de Glória começa 2015 com os mesmos problemas de 2014: atraso no pagamento a fornecedores, falta de comunicação, nenhuma obra no meio rural, além da ineficiência de alguns secretários.

Neo amigos
Com a ida de opositores históricos ao DEM  á época de Luiz de Deus e Anilton para a base do governo do PT, não se assuste quando vir inimigos históricos no mesmo palanque fazendo campanha para prefeito.  Vamos ver certar figuras aos risos e braços dados. 

A Procura de um líder
A bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Jeremoabo está a procura de um líder que tenha sangue nos olhos. Mas é aí que mora o problema. Hoje, o clima é de olhares e afagos entre governo e oposição.

Dia do fico
A pergunta que roda é se o deputado federal Luiz de Deus  (DEM) que ficará sem mandato a partir de fevereiro, pretende voltar a fazer política. Não duvido que seja candidato mais uma vez a prefeito de PA.  Por outro lado, não acredito que o divórcio definitivo entre Luiz de Deus e Anilton irá vingar.

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados