Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 14/01/2015

Austeridade

Luiz Brito
Divulgação

O ano de 2015 começou ruim para algumas cidades do norte baiano, como Glória e Santa Brígida, para citar apenas alguns. Falta de pagamento a fornecedores de combustíveis e alimentação, dívidas amontoadas, crise previdenciária. Esse é o cardápio e a cara do setor público brasileiro, mais dramático em uns lugares que outros. Ainda bem que Paulo Afonso está fora da lista das desgraças financeiras, resultado de anos de esforço de gestão, porém, para sair dos trilhos e descarrilar barranco abaixo, basta que a irresponsabilidade ganhe adeptos.

Primeiro o emprego

Segundo um dirigente sindical das antigas, em tempos de pouco pirão, o importante mesmo é a garantia dos empregos e do pagamento em dia dos salários. Isso já é muito para quem tem família.

Acordo tácito

Fiquemos, então, combinados assim: cada um faz a sua parte: o governo, a sociedade e os servidores públicos. Amém?

Ano novo, velha oposição!

As chuvas vêm e vão, as estações mudam, e com elas muda a paisagem. E a oposição de Paulo Afonso? Seguirá deitada na rede, a embalar ideias velhas e líderes sem suporte real, ou saberá deixar as chuvas levarem o velho para o novo viver?

Missionário da pesca

Enquanto Luiz de Deus segue sem saber do seu destino político, o ex-candidato a deputado estadual Val Oliveira (PP) é nomeado presidente da Bahia Pesca. Pelo visto Oliveira não só virá a Paulo Afonso apenas para algum ‘tour’.

Liderança

O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT), é uma das novas lideranças políticas do Estado e no município nem se fala. A popularidade dele é inegável. Deve estar pensando em novos caminhos à sua carreira política depois que deixar a prefeitura em 2016.

Está fora

Eternos correligionários do ex-prefeito e ex-deputado Luiz Barbosa de Deus (DEM) comentaram em bate-papo informal com a coluna que o “líder” deve mesmo estar se aposentado da vida política Há quem uma vez ou outra fale da volta dele á vida pública, mas isso não existe mesmo, dizem os mais chegados.

Tempo de férias

A política pauloafonsina só vai esquentar depois do retorno das atividades parlamentares a partir da segunda quinzena de fevereiro. O momento é de entressafra. A maioria dos políticos está recarregando as baterias para às sessões ordinárias Casa das Leis.

Bahia Pesca

Val Oliveira, que teve uma elogiável carreira na CAR, é o novo presidente da Bahia Pesca. Sua indicação pelo Partido Progressista saiu publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira(14). Um reforço de peso para as complexas tarefas da psicultura em Paulo Afonso e Glória. Val teve destacado e fundamental trabalho quando esteve à frente da superintendência de energia da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).

Tudo pelos holofotes

Enquanto Val Oliveira assume a presidência da BAHIA PESCA, na terra da energia o vereador Edson Oliveira Maciel (PP) fará de tudo para atrair os holofotes para si, visando uma possível chapa pura em 2016. Dinho também sonha, com a indicação do partido para disputar a prefeitura da sua terra natal. 

É indubitável negar que haja  um bom entendimento entre Val e Dinho, a ponto de muita gente especular que ambos já pensam em uma dobradinha para 2016. Apesar disso, certamente Val que assume hoje a presidência da BAHIA PESCA vai com efeito desconversar essa hipótese, assegurando que seu foco será a gestão.

Peia nas urnas

De um militante da oposição à coluna: “Se insistirem no nome de novatos sem nenhuma representatividade como o do médico cardiologista Ari Paiva para a prefeitura de Paulo Afonso, a gente vai levar outro cacete nas urnas”.

Dependerá da chancela

Essa questão não cabe ao PP decidir, porém. A chancela caberá a Mário Negromonte. Mesmo sem mandato, seguirá dando as cartas no partido.

Só pensam naquilo…

Mesmo que as eleições de 2016 pareçam distantes para o eleitor comum, nos partidos de oposição não se fala em outra coisa.

Desejo confesso

Prova disso é a extemporânea manifestação do ex-prefeito Paulo de Deus (DEM) sobre o seu desejo confesso de candidatar-se à prefeitura da Terra da Energia.

Mesmo erro

Com os nomes de Val, Dinho, Pastor Sílvio Pero e Paulo de Deus ventilados no processo, certamente a oposição partirá dividida para mais uma disputa eleitoral.

Emplaca?

E pelo que tem se observado no cenário longínquo das eleições 2016, Flávio Henrique, Petrônio Nogueira ou Janinho podem emplacar a candidatura governista sob as bênçãos do prefeito Anilton.

Eis a questão

Resta saber se o PT do paciente Paulo Rangel aceitará ir a reboque do PDT.  A menos que até lá o prefeito Anilton decida mudar para o PT

À míngua

 Prefeitos da Bahia receberam como “presente” neste mês um corte superior a 30% nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), em relação a 2014.

Freud explica?

O mais engraçado é que mesmo com as prefeituras em sérias dificuldades financeiras, não faltam postulantes aos cargos que estarão em disputa no ano que vem.

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados