Jornalismo investigativo e imagens e governabilidade foram temas de duas palestras promovidas na manhã deste sábado (27), pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). Os jornalistas Raimundo Lima e Jozailton Lima foram os palestrantes do evento, que ocorreu no Ville Gourmet na Avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana. Jornalistas, radialistas, diretores de órgãos municipais, secretários e o prefeito José Ronaldo de Carvalho compareceram.
Na opinião de Jozailton Lima as dificuldades de se fazer jornalismo investigativo no Brasil são pontuais e ocorre por falta de transparência do setor público. “É um setor muito ordinário para dar informação. E gostaria que a Prefeitura de Feira de Santana não seja um desses setores", disse.
Ele informou que os gestores públicos no Brasil acham que não devem dar informações a comunidade. Jozailton acredita que essa recusa em dar informações não significa que haja algo de errado, mas por medo de que os veículos de comunicação que apurem e investigem os fatos.
Segundo ele, a investigação é algo bom, é positivo e é o que se faz de um modo geral nas rádios. Ele considera que todo forma de jornalismo é investigativa embora alguns profissionais se dediquem mais a essa atividade.
O jornalista Raimundo Lima, que há 15 anos trabalha em Angola, destacou em sua palestra a importância do setor público usar as novas ferramentas de comunicação sem esquecer no entanto de também usar as mídias tradicionais como o rádio, a TV e as agências de notícias.
"É preciso pensar de que maneira é possível fazer sempre uma comunicação de duas vias. Não apenas informar, mas criar mecanismos para captar informações dos cidadãos sobre o que cada um pensa, suas expectativas e como ele ver as ações de governo", afirmou Raimundo.
Ele lembra que é necessário esse tipo de procedimento para que os governantes possam observar quais falhas existem para poder planejar e agir de acordo com a necessidade da população. "Quando o povo gosta da imagem que um governo tem é possível aderir mais as suas ações e aí fica mais fácil se governar", afirmou o jornalista.
Os dois jornalistas tiveram atuação importante em jornais do estado da Bahia. Jozailton Lima trabalhou no extinto Jornal Feira Hoje onde fazia a coluna política Etc & Tal e na TV Subaé, onde foi editor de textos. Em Sergipe ele é o diretor de redação do jornal Cinforme de Aracaju, considerado um dos mais importantes semanários do Nordeste.
O jornalista Raimundo Lima é proprietário do grupo empresarial Aldeia Global com forte atuação no segmento de comunicação em Angola, na África. Ele trabalhou nos jornais A Tarde, Tribuna da Bahia e nas sucursais de O Globo e Jornal do Brasil, entre outros.