Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 20/12/2014

Fim de tempo

Luiz Brito 3.913 DRT/BA
Divulgação

2015 começa como o ano da preparação para a próxima campanha política.  As ações da prefeitura pararam no tempo,  mas acredita-se que ainda há tempo para mudar o perfil  do governo Anilton  que nos ultimos dois anos  se limitou a administrar diversos programas sociais patrocinados pelo governo federal.  Outra mudança urgente é no secretariado. Muitos não contribuíram em nada com o governo e ainda por cima foram os responsáveis pelos maiores problemas do prefeito. Mas ele continua achando seus secretários ótimos e não troca. 

Se nada for feito, o prefeito Anilton segue para a vala comum dos julgados  injustamente em parte. Ele é honesto e sério, mas não sabe lidar ou não tem pulso para impor a mesma seriedade à equipe. 

Anjo da guarda 

Mário Negromonte, hoje acomodado no Tribunal de Contas dos Municípios, virou uma espécie de anjo da guarda dos políticos aliados de seu partido, o PP, como Jabes Ribeiro, secretário pepista, e Lenildo Santana, aliado petista. 

Juiz amigo 

 Os dois tiveram suas contas de 2013 aprovadas, apesar de inúmeras falhas que geraram condenação das contas de outros prefeitos, como o estouro da folha, a falta de licitações, a não comprovação de gastos, entre outras coisas. A justiça é cega, mas ouve muito bem. 

Chapa pura

O radialista e ex-vereador por Paulo afonso,  Ozildo Alves faz boca de sirí, mas por dentro sonha em disputar a prefeitura de Paulo Afonso em 2016. Faltando mais de dois anos para a escolha do novo prefeito, Alves certamente não fará objeção em colocar seu nome à disposição para entrar na disputa pelo município. De repente sai uma "chapa pura" Val Oliveira e Ozildo Alves, prefeito e vice, respectivamente. Ou ao contrário.

Diplomata 

Não há quem consiga extrair uma palavra do prefeito Ailton  em relação a tão comentada mini reforma no governo.  Enquanto a oposição e só críticas, o prefeito evita se posicionar, adotando posição mais diplomática.

Municipalista

O vereador Antonio Alexandre (PR),  com a jogada de tolha do mestre Luiz de Deus deve estar trabalhando com a possibilidade de se lançar candidato a deputado estadual em 2018. Dono de seis mandatos consecutivos e uma disposição de tirar o folego, Alex quer chegar a Assembléia do estado com uma visão municipalista.

Disputa

O médico  Ary Paiva  já admite abertamente que pode ser candidato a prefeito de Paulo Afonso, em 2016.

PMPA

O ex-prefeito de Paulo Afonso  Paulo Barbosa de Deus (DEM)  segue firme no seu propósito de que deseja disputar novamente o cargo. E parece contar com o apoio do PP. Pelo menos foi o que disse uma fonte ligada ao partido. “Teria o maior orgulho e satisfação de pedir votos para PD em 2016. Se o que lhe falta é grupo, o PP tem”, afirmou.

Missão árdua

O número de carros cresceu assustadoramente em  Paulo Afonso. A cidade só agora está redimensionando as suas vias e o resultado são os engarrafamentos constantes. Quem é que vai assumir  o DEMUTRAN ?

Belo prêmio de consolação

O deputado Luiz de Deus (DEM) perdeu a eleição para deputado estadual de maneira inesperada. Favorito em todas as pesquisas no início da campanha, LD levou uma virada espetacular. Mas comenta-se que estaria sendo sondado para assumir   a secretaria Municipal de saúde, a convite do proóprio Anilton. Pode parecer pouco provável, mas se ocorrer não seria pouco para quem saiu derrotado das eleições.

Ciumeiras à parte

Luiz de Deus, ao seu estilo, para alguns  sempre foi tido  como a maior liderança do município, com Anilton em seu encalço. Agora  Anilton   assumiu o posto. Existe uma “ciumeira” velada para ver quem dá as cartas na região.  A eleição de 2016 é o tira teima.

Futuro pela frente

O  futuro líder do governo na Câmara, Marconi Daniel (PV)  faz parte da geração de jovens políticos que transpiram renovação. Se souber aproveitar a oportunidade terá um longo caminho de conquistas pela frente.

 A hora da verdade

Os vereadores dos 11  municípios  do norte baiano  precisam acordar e justificar aos seus eleitores para que foram eleitos. Na próxima curva da estrada (2016) serão julgados pela população. Quem estiver deitado em berço esplêndido despertará do sonho  no sítio do quinto.

Ainda dá tempo

Na política dois anos é uma eternidade. Portanto, os prefeitos  da décima região terão tempo mais que suficiente para realizarem os ajustes necessários para chegarem fortes e competitivos em 2016. É só montarem equipes administrativas competentes.

Gritante

É atordoante o silêncio de alguns vereadores nas camaras da décima região. Dá  a entender que, como não representam nada, também não têm nada a dizer. 2016 tá logo alí adiante. 

Prefeito?

Líder do governo na Câmara no próximo biênio, vereador Marconi Daniel(PV) vai se empenhar no exercício da função de olho numa possível indicação do mandatário para prefeito ou vice em 2016. Um pool de empresários ligados ao noviço diz que quer ele disputando a Prefeitura de Paulo Afonso. Com efeito, a disputa é tudo o que MD quer enfrentar daqui a dois anos. Aliás, por falar em Marconi Daniel, tem muito político espalhando por aí que o futuro líder governista é um dos mais prestigiados no governo.

Judicial

É estranho que algumas pessoas, políticos , principalmente  tenham a cara de pau de ainda processar gente da impensa local.   São pessoas como  um notável ex-prefeito que  vivem na Justiça processando adversários e jornalistas que não rezam pela sua cartilha.

Prefeitura não

Correligionário do Partido Progressista em Paulo Afonso informou à coluna que o partido não tem pretensão nenhuma alguma de disputar a Prefeitura de Paulo Afonso. Segundo ele, em 2016 o seu grupo irá lançar outro nome, que ainda não foi definido.

Quem foi rei sempre é majestade

Com sete mandatos seguidos de vereador, Marcondes Francisco dos Santos(PRP) chegou ao seu auge político como presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso. Prestes a cumprir seu mandato que expira no dia 31 de dezembro, Marcondes terá a partir de agora uma vida mais tranquila e,  vai continuar a fazer política.

Vou alí e volto já

Marcondes Francisco do Santos (PRP)  está deixando a presidência da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso. Dia passado ele fez discurso de despedida, durante o qual relatou as atividades dos seus dois anos de mandato e considerou sua missão cumprida.

Um exemplo

Só para dar um exemplo como as besteiras têm prioridade em nosso país: nossos parlamentares  aprovaram o projeto que instituiu “Dia Nacional do Macarrão”. 

Cenário 

Passada a eleição, começa a se desenhar o cenário para 2016, quando acontece a disputa pelas prefeituras, lembrando-se de que as eleições deste ano condicionaram os acordos políticos que terão de ser honrados. Os nomes começam a ser colocados no tabuleiro de xadrez da política de cada município. Nas principais cidades e colégios eleitorais, como Paulo Afonso, Jeremoabo, Santa Brígida e Glória os nomes dos prováveis candidatos estão sendo avaliados. Na terra da energia, surge uma grande surpresa: o nome do atual procurador Geral do município,  o advogado Flávio Henrique  Magalhães Lima. Um empresário local jura de pés juntos que Flavinho tem o apoio da maioria dos empresários locais. Bom lembrar que além dos empresários Flávio Henrique também precisa do apoio do povão.  

PA

O ex-vereador por Paulo Afonso, Val Oliveira (PP) não conseguiu se eleger mais uma vez para a Assembleia Legislativa, mas obteve expressiva votação da cidade. Com isso, Val deu uma resposta aos seus ex-aliados políticos, que diziam que ele  dependia do grupo  politicamente. Com os rumores de um anunciado racha entre ABP e Luiz de Deus, o futuro político de algumas lideranças ainda é incerto. A  grande dúvida é sobre  o futuro político do  ex-prefeito  e ex-deputado estadual e federal, Luiz de Deus. Há quem arrisque dizer que ele caminha em direção ao grupo político de Negromonte  para derrotar Anilton em 2016.  Nesse cenário aprarecem Paulo de Deus e Val Oliveira, prefeito e vice, respectivamente.

Santa Brígida

Se a população não for ingrata vai lembrar com orgulho da ex-prefeita de Santa Brígida, Rosália França como uma das maiores lideranças políticas do município. A agua levada de Paulo Afonso para a terra de madrinha Dodô e Pedro Batista, foi obra dela. Depois vem o padre Teles. Nos bastidores fala-se que o ex-religioso, estaria disposto a concorreer novamente a prefeitura. Assim, Teles  continua forte e em 2016 rumo à combalida prefeitura de Santa Brígida. 

Jeremoabo

O anúncio do nome do empresário Antonio Manoel como pre candidato a prefeito vai mexer muito com os bastidores da política da terra da Jurema em flor. O empresário foi tudo que se possa imaginar, menos prefeito. Hoje é um dos empresários mais bem-sucedidos de  Jeremoabo. Na outra ponto do iceberg aparece o nome do juíz  Antonio Henrique. 

Glória

Não se sabe ao certo se o vereador Alex Almeida terá coragem de enfrentar o assessor de Negromonte à sucessão da prefeita Enavilma Negromonte.  O cenário agora é totalmente favorável a David.

Nelson Cebolinha

A pujança das atrações turisticas na Bahia, merecia algo melhor do que o deputado cebolinha (lingua plesa) na titularidade do cargo. Ruy parece que quer virar as costas para o setor. Mas nem tanto, o turismo baiano anda com pernas próprias independentemente de quem quer que seja o secretário. 

Alias, por falar em turismo, em Paulo Afonso se o governo não disponibilizar mecanismos palpáveis para o secretário Marlos Guerra, não há milagre no mundo que faça o setor caminhar com pernas próprias. Começou a engatinhar com o então secretário Jacques Fernandes, mas, tal qual o sonho Icaro,  suas asas eram de cera. Derreteram com o sol. 

Na Educação

Corre notícia nos meios culturais, embora todos neguem, que Marquinhos da DIREC estaria sendo cogitado para a titularidade da secretaria da Educação em substituição a Selma Carvalho. Como a fase é de especulação, vale tudo.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados