Dez de dezembro! Estamos a 21 dias de um novo ano! Logo logo estaremos envolvidos pelo clima de fraternidade e pela sensibilidade que o Natal proporciona. E pela alegria e esperança trazidas pelo Reveillon. Tudo será festa. Estamos vivendo os últimos dias de 2014. É hora de fazer um balanço do que ele representou. Realizar as necessárias avaliações, pesar prós e contras, e ver o que nos aguarda em 2015.
Foi um ano repleto de eventos significativos. A primeira Bienal do livro protagonizada pelo professor Antonio Galdino foi talvez o mais importante evento cultural do município desde o Modernismo do excelente professor Luiz José, a Copa do Mundo no Brasil e eleições gerais para o Executivo e o Legislativo, federal e estadual. Passou rápido. A tão aguardada Copa aconteceu. Apanhamos de 7 a 1, pagamos um vexame internacional e ficamos de fora da final em solo nacional. E ainda perdemos o terceiro lugar.
Em nível local, o legado prometido não veio. Mas, fica a esperança de que podemos ser um importante destino turístico. Só falta investimento. O turismo continua sendo um desafio prorrogável. Precisamos de um novo modelo.
A Prefeitura de Paulo Afonso encarou uma missão tida como impossível e começou a regularizar o transito e as quase 4,5 mil multas em apenas dois meses esbarraram no descontentamento do vereador Edson Oliveira Maciel(PP) que teve como silencio sua solicitação para que o secretário de Serviços Publicos, Paulo Mergulhão fosse até o plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira explicar o inexplicável: as multas aplicadas.
O vereador Antonio Alexandre(PR) se rebela e se proprõe a ser independente no Parlamento Municipal. O prefeito Anilton se alia ao governador Wagner e com o resultado das eleições se consolida como a mais importante liderança do município. O ex-prefeito e deputado federal Luiz de Deus (DEM) não conseguiu se eleger deputado estadual e anunciou que vai jogar a toalha.
A onda de assaltos e crimes em Paulo afonso foi um assunto muito repercutido em 2014. O novo comandante do 20 BPM, tenente coronel PM Osival Moreira Cardoso, sabe que tem uma tarefa árdua pela frente. Logo não dispõe de um contingente satisfatório e nem veículos suficientes. Vai se virando nos 30 com cavalo e motos, mas tem habilidades para superar esses obstáculos. Conversas nesse sentido ja foram iniciadas. Outras operações ganharam corpo. O ex-vereador Delmiro do bode, foi preso. Morre o vereador Juvenal Teixeira dos Santos (PDT). A primeira suplente Irmã Leda Chaves assume a vaga. Aliás, é de se esperar que aungida pela fé, Lêda faça mais do que fez enquanto secretária de Desenvolvimento Economico. No período as ações ficaram restritas à distribuição de água por meio de carro pipa no meio rural e como dizia Nelson Gonçalves, o rei da voz, nada além. Outra tentativa porém frustrada foi a implantação em parceria com o SEBRAE da sala do Empreendedor, no anexo da secretaria. Falta uma cabeça pensamente e condições de trabalho, pra sacudir aquilo alí, senão emperra como o turismo.
Reclamamos do trânsito, da falta de empregos, da falta de estacionamento, dos Correios, da Embasa, do transporte coletivo, da telefonia e da internet. E nos questionamos a respeito da violência urbana. Queremos uma Paulo Afonso melhor, temos fé e esperança. Mas esquecemos sempre que muita coisa depende de nós! Que venha 2015!