Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 11/11/2014

Méritos

Luiz Brito
Divulgação

Agora mesmo chega ao conhecimento da imprensa que o cantante Chico César aquele da música Mama Africa, estar sendo cotado para o Ministério da Cultura. Sinceramente não consigo vislumbrar nenhum mérito no ilustre que o classifique para assumir o Ministério. Muito ao contrário. Melhoria seria indicar o gloriense José Jânio Soares, o Janinho. E Pronto.  

Previsão do tempo

O resultado eleitoral promoveu algumas personagens políticas de Paulo Afonso e, consequentemente, rebaixou outras. Uns já vinham em trajetória ascendente e conseguiram promoções enquanto outros terão que reiniciar a sua história. Mirem-se nos exemplos do deputado federal Luiz de Deus(DEM) e Val Oliveira (PP), apesar de ter obtido uma votação surpreendente. Além disso, surgiram novas caras que vão dar o tom dos debates e formar o novo quadro político pauloafonsino. No aspecto de “subida” a liderança de oposição recaí sobre o deputado federal eleito Mário Negromonte Júnior (PP). Com a sua votação expressiva com a orientação do seu pai, ex-deputado federal e ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, aumentou o seu capital político e poderá se projetar como uma liderança jovem na terra da energia. Poderá inclusive, se preferir, maquinar boas manobras políticas para 2016 e 2018 em Paulo Afonso. 

Todos querem

Nem terminou a eleição para o governo e em Paulo Afonso já tem pré-candidatos a prefeito para todos os gostos.  Concretamente falando ninguém tem duvida na candidatura do ex-prefeito Paulo de Deus(DEM). Depois até que provem o contrário vem Mário Negromonte Júnior (PP), Val Oliveira (PP),  Dinho(PP), Regivaldo Coriolano da Silva(PCdoB), Antonio Alexandre(PR), Marcondes Francisco(PRP). Muitos outros aparecerão daqui para frente. Porém, isso é briga de gente grande, e nem todos irão sobreviver até as convenções.

Presidência da câmara

O vereador Antonio Alexandre (PR) está se articulando para chegar a presidência da câmara municipal. Com o provável apoio  de três vereadores  da oposição, não será surpresa se a presidência da casa cair nas mãos do ex governista. 

Terminou uma,  começa outra

 O brasileiro  tem realmente a política no sangue. Os novos eleitos em 2014 ainda nem assumiram seus cargos e os pauloafonsinos  já cheiram a eleição municipal de 2016. Quem pretende disputar a prefeitura de Paulo Afonso  não está perdendo tempo, já começou a peregrinação mais uma vez.

Nomes para 2016

Não será novidade nenhuma se o prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos Pereira (PDT) lançar um nome de sua confiança para a disputa. Porém o nome do ex-prefeito Paulo de Deus poderá surgir com força, contudo, não terá o apoio do atual prefeito como todos imaginam. 

Bem votado

A votação obtida pelo ex-vereador Val Oliveira (PP) nesta eleição, onde disputou uma vaga para a Assembléia Legislativa, lhe credenciou para disputar o cargo de prefeito de Paulo Afonso. Porém, terá muita coisa pela frente antes de decidir entrar numa briga de gigantes.

Luiz de Deus 

O nome do deputado federal Luiz de Deus também poderá surgir dentro da situação para a disputa. Mas isso inviabilizaria a candidatua do irmão Paulo Deus. Mas isso é outra história. Seria uma forma de agradecimento ao deputado pelo apoio dado a ele pelo prefeito Anilton na eleição de outubro.  

Existe também a possibilidade de o prefeito indicar o nome do procurador do município Flávio Henrique Magalhães Lima (PV). Essa indicação seria um projeto do partido para 2016.  Flavinho tem se dedicado ao governo como poucos, seria um nome de representatividade com certeza.

Aceitar

Tem gente derrotada pelas urnas em 2014 que ainda não aceitaram o resultado. Bom político tem que saber vencer e perder. Outras eleições virão.

Quem será ?

Embora já se comente muito a possibilidade de a primeira-dama do Município e secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, ser candidata à Vereadora de Paulo Afonso em 2016, a coluna soube por meio de uma fonte bem próxima que ao contrário das sondagens, ela vai escolher a dedo um nome da SEDES para disputar vaga na Câmara em 2016. É isso, diz a fonte.  

Vereadores 

A eleição para a mesa diretora da Câmara de Paulo Afonso ganhou contornos emocionantes nos últimos dias. Cada grupo informa que tem os votos garantidos, com assinatura dos vereadores, inclusive com pedidos de inscrição de chapa. 

Já começou

Embora todos digam que estarão apenas pensando na possibilidade de disputar a eleição para a Prefeitura de Paulo Afonso  em 2016, parece estar claro que a campanha já começou. Já há articulações, conversas entre partidos e nomes disponíveis. Mas a “briga” só vai pegar fogo no final de 2015, quando os acordões já estarão sendo encaminhados como forma de preparação das convenções

Decisão

O governo e a oposição na Câmara de Paulo Afonso estão pacificados em relação ao lançamento de uma candidatura para disputar a presidência da Casa com o líder do prefeito Petrônio Nogueira, do PDT. Entre os nomes mais fortes que aparecem para fazer o confronto sobressaem-se os  Antonio Alexandre e Regivaldo Coriolano, ambos parlamentares experientes que conhecem muito a Casa. 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados