Ninguém consegue me demover da idéia de que o engenheiro elétrico e ex-prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus(foto) é candidatíssimo à Prefeitura de Paulo Afonso em 2016. Por mais que PD respeite o irmão Luiz de Deus, está indócil para voltar a disputar o cargo que ocupou por quase dois mandatos, a não fosse sua inexplicável desistência de disputar à reeleição optando por atirar Wilson Pereira a cova dos leões, indo disputar a prefeitura de Canindé do São Francisco(SE). Não obteve êxito, assim como Wilson também foi derrotado nas urnas, perdendo para o bioquímico Raimundo Caires Rocha que só administrou o município por um mandato(4 anos) devido à sua incontestável inoperância político administrativa.
Engajado
E por falar em prefeitura, depois de eleito no domingo(5), deputado federal com 169.215 votos, Mário Júnior (PP) se engaja, ainda mais, na campanha da presidente Dilma Rousseff que disputa o segundo turno das eleições presidenciais.
De olho
Deputado federal eleito nem assumiu ainda o mandato, mas já verbalizou que se identifica mesmo é com o poder executivo, sinalizando uma futura candidatura em 2016. Será?
Nos arredores políticos da Câmara Legislativa de PA, já circulam conversas sobre o próximo líder do governo. Aposta-se que a liderança ficará sob a responsabilidade do PT. Nesse caso só tem um caminho: Luiz Aureliano. Aliás, o petista melhorou muito sua performance após a licença providencial que tirou no Parlamento para assumir a secretaria de saude de Serra Talhada, sua terra natal.
E tome Eleições
Depois dos bons resultados obtidos na eleição deste ano, o PDT já decidiu: vai pleitear a Presidência da Câmara de Paulo Afonso. A cupula do partido liderada pelo vereador Petrônio Nogueira não pretende pressionar o prefeito ABP, mas quer, através de diálogo, mostrar que a sigla merece o espaço. Outro nome que aparece no tabuleiro é o do vereador Antonio Alexandre (PR) que embora não seja do PDT e já tenha sido presidente do Legislativo, é parte integrante da chamada base aliada, apesar dos recados duros que tem endereçado ao chefe do executivo. Ambos são jovens, o que transmitiria um sentimento de renovação no Parlamento, principalmente no caso de Nogueira que nunca exerceu a função de presidente . Além disso, os dois demonstram experiencia pelos sucessivos mandatos, com destaque para Antonio Alexandre, dono seis consecutivos, e transitam bem entre parlamentares da oposição e situação. Petrônio Nogueira ainda ganhou a confiança de APB ao topar exercer a liderança do governo, encarando debates duros com os experientes Dinho (PP) e Regivaldo Coriolano (PCdoB) mostrando que estaria preparado para conduzir a Casa em momentos mais tensos.
Prefeitura
Com o prenúncio de tempo quente entre o prefeito ABP e Luiz de Deus, a pergunta que não quer calar é: Quem será o candidato do bloco governista nas eleições de 2016 em Paulo Afonso ? Esse assunto tem sido recorrente nas rodas políticas. Há quem acredite que o advogado Flávio Henrique Magalhães Lima (PV) será a opção do prefeito ABP.
Convivência
Nas rodas políticas, comentários dão conta que a convivência política entre os futuros deputados federais Mário Negromonte Júnior(PP) e José Carlos Aleluia (DEM)e não deve ser nada saudável. Embora não tenha tido a expressiva votação de Mário Júnior, Aleluia conseguiu se eleger e antes mesmo disso já havia mostrado as credenciais ao criticar com veemência o ex-ministro das Cidades, ex-deputado federal e agora conselheiro do TCM, Mário Negromonte. Aleleuia já deu demonstrações de que não vai deixar esse assunto barato.
Natal triste
O ainda deputado Luiz de Deus(DEM) vai ter muito o que lamentar neste Natal. Perdeu a disputa pela vaga na Assembléia Legislativa do estadual e viu o candidato a governador Paulo Souto, ser derrotado logo no primeiro turno.
Bobão do Ano
O título de bobão do ano será conferido com todas as honrarias ao deputado federal eleito Elmar Nascimento(DEM), que investiu nas chamadas lideranças locais e otbteve apenasmente pouco mais de 900 votos por aqui. Comentam que Elmar esta exigindo a devolução do dinheiro que deu por 5 mil votos.
Ilusão á toa
Os iludidos com a vitória de Paulo Souto se precipitaram em declarar apoio, com a certeza de ganhar uma boquinha. Algumas dessas personalidades, que agora estão com a cuia na mão sem saber como vão ficar, entraram na roubada.
Decepção
Teve gente que já tinha ido visitar o SAC e a Ciretran para verificar os possíveis cargos. Outro ja tinha loteado os cargos da Embasa. Só faltou escolher os móveis da sala.