Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26, no auditório Dr. Manoel Josefino Teixeira a partir das 10 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Paulo Afonso, uma audiência pública relativa à prestação de contas do 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2014. O objetivo principal do evento foi dar transparências às ações do Governo Anilton Bastos Pereira no que se refere à gestão fiscal, bem como tornar pública a realidade atual do município atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal.
As explanações com exibição de gráficos foram feitas pelo funcionário do Setor de Contabilidade, Marcelo de Santana Souza, em cumprimento à determinação do artigo 9º parágrafo 4, da Lei Complementar nº 101/2000, que detalhou os dados fiscais do município que compreendem: o resultado nominal, resultado primário, índices de Educação, Saúde, Fundeb e pessoal.
Para uma plateia limitada a quatro funcionários públicos municipais, o assessor de comunicação da prefeitura e da camara e pelo vereador Bero do jardim Aeroporto, o contador descreveu resumidamente as receitas previstas para todo o ano, a arrecadação e as despesas do Poder Executivo com folha de pagamento, obras e serviços executados pelas secretarias municipais nos primeiros oito meses.
De acordo com Marcelo Santana, as audiências públicas cumprem a Lei de responsabilidade Fiscal e têm como objetivo tornar público os ecursos financeiros e gastos do Poder Executivo Municipal.Apesar da importancia do evento o publico cada vez mais distante, parece não querer saber como o dinheiro público está sendo aplicado em nosso município.
O contador salientou ainda que as informações mais detalhadas podem ser encontradas no link Portal da Transparência do site www.pauloafonso.ba.gov.br