O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (4/9), os 39 municípios selecionados para receber cursos de medicina. São cidades com 70 mil habitantes ou mais que não dispunham de curso superior para a formação de médicos.
Elas estão localizadas em 11 estados – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – de quatro regiões do país.
Os municípios baianos são
-- Alagoinhas
-- Eunápolis
-- Guanambi
-- Itabuna
-- Jacobina
-- Juazeiro
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva que contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e da secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.
Outros sete municípios selecionados têm prazo de seis meses para implementar as adequações recomendadas na rede pública de saúde. Só então poderão se habilitar a sediar os cursos. Está prevista para setembro uma chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para a implantação dos cursos de medicina nos municípios selecionados.
Esclarecimento do internauta e ex-vereador por Paulo Afonso, Paulo Lopis, sobre a matéria: (Lopis, com i mesmo)
O curso de medicina para Paulo Afonso, já foi autorizado pelo MEC há muito tempo; já foi doado pela CHESF o terreno para ser construído a sede permanente e cedido também pela CHESF, as dependências do CFPPA, (antiga escolinha) para funcionar provisoriamente, razão porque o nome de Paulo Afonso não está incluído na relação dos novos cursos divulgados na Tribuna da Bahia. Veja que a Tribuna da Bahia trata de \"novos cursos\". Inclusive, já foi destinada verba pela UNIVASF para construção da sede permanente que vai ser no Bairro Sal Torrado. Peço-lhe minhas desculpas se por acaso esteja enganado nas informações.
Email: p.lopis@bol.com.br