A população de Paulo Afonso costuma reclamar que o município não vem conseguindo, nos últimos tempos, grandes obras estruturantes, com recursos federais, pelo falta de um deputado federal que, além de ser filho da terra tenha, na cidade, a sua principal base eleitoral, mas no período eleitoral esquecem facilmente essa situação e, nas eleições deste ano, tem mais um agravante, nada mais do que 8 candidatos a uma vaga na Câmara Federal estão sendo apoiados por lideranças locais.
Os últimos deputados federais com esse perfil, foram o ex-padre Alcides Modesto Coelho (PT), Aleluia e Mário Negromonte(PP), entretanto, nenhum deles é filho de Paulo Afonso.
Na eleição deste ano, afora Mário Negromonte Junior que é natural de Paulo Afonso, outros sete postulantes estão recebendo, diretamente o apoio de lideranças da cidade, sem se falar nos candidatos que terminam recebendo votos de pauloafonsino.
O prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) vota em Josias Gomes (PT), o presidente do PTB, Dr. jean Roubert, apoia Benito Gama, Aleluia tem o apoio de vários vereadores, Elmar Nascimento também tem sua base de apoios, o ex-presidente da Câmara de Paulo Afonso vereador Regivaldo Coriolano da Silva (PCdoB) apoia Daniel Almeida, Mário Júnior é apoiado pelos tres vereadores da bancada de oposição na camara e uma parcela sginificativa de empresarios locais, o vereador Luiz Aureliano(PT) declarou voto a Jorge Solla, ou seja, quando mais o voto é rateado, menos compromisso o deputado eleito terá com a cidade. Essa é a triste realidade.