Como dita a tradição, os vereadores costumam exercer um papel crucial nas corridas eleitorais de seus aliados. Seja em seus redutos ou não, durante o período de campanha eles não poupam esforços para garimpar os votos do eleitorado. Em 2014, não será diferente. A pouco menos de dois meses das eleições, os legisladores que compõe atualmente a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso já confirmaram os seus apoios a alguns postulantes a deputado federal e estadual.
Dos 11 vereadores que compõem a base aliada ao governo, sete deles, definiram que irão pedir votos exclusivamente para Luiz de Deus, porém o sentimento não é o mesmo em relação ao federal, Josias Gomes(PT), ambos apoiados pelo prefeito Anilton. São eles: Marcondes Francisco dos Santos, (PRP), Antônio Alexandre (PR), Zezinho do INPS, Juvenal Teixeira(PDT), Marconi Daniel (PV), Ivaldo Sales(DEM) e Petrônio Nogueira (PDT).O Petista Luiz Aureliano não acompanha a lógica dos demais colegas e vai votar e pedir votos para Paulo Rangel e Jorge Solla. Bero do jardim Bahia, Manoel Carreira e Zé Carlos do BTN estão juntos e misturados com Paulo Rangel e Sidelvan Nóbrega. 0 ex-presidente da Câmara vereador Regivaldo Cariolano da Silva (PCdoB fechou com Rangel e Daniel Almeida Quando o assunto é deputado federal as opções viram uma salada de siglas. Aqui aparecem Josias Gomes(PT), Aleluia (DEM), Elmar Nascimento (DEM), Daniel Almeida(PCdoB), Jorge Solla(PT ) e Benito Gama(PTB).
O Candidato a deputado federal, Mário Junior (PP) atraiu três legisladores para a sua campanha. Além de Edson Oliveira Maciel, também irão subir no palanque do pepista os vereadores Pedro Macário Neto e Bero do jardim Aeroporto. O trio aposta todas as cartas em uma votação expressiva em favor de Val e Mário Júnior, estadual e federal, respectivamente.
.