Uma dúvida frequente entre os eleitores brasileiros é se existe ou não diferença entre votar em branco ou nulo nas eleições.
Algumas pessoas acreditam que o voto em branco vai para o candidato que está ganhando e o nulo não vai para ninguém, mas as duas opções não são contabilizadas para qualquer candidato, ou seja, não são validadas.
O voto nulo acontece quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato, e o voto em branco é assinalado em uma tecla específica na urna.
De acordo com o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Carlos Venicios Ribeiro, os votos brancos e nulos são excluídos de qualquer contagem.
“A diferença é avaliada apenas por pesquisadores. O voto nulo pode representar a insatisfação do eleitor, e o voto em branco sinaliza que o eleitor é indiferente ao resultado do pleito”.
A dúvida pode surgir porque desde a introdução do voto proporcional no Brasil, utilizado para eleger deputados federais e estaduais e vereadores, o voto em branco era considerado como incluído no cálculo do quociente eleitoral.