É consenso tanto em Paulo Afonso quanto nos bastidores, que a opção do prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) em apoiar o irmão camarada Luiz de Deus(DEM) para a assembléia Legislativa, sendo aliado do governo Jaques Wagner (PT)embaralhou o meio de campo em relação aos seus correligionários, principalmente os vereadores da base aliada. A opção não agradou a uma parcela significativa de petistas, mas não deverá provocar grandes ranhuras no resultado final. Mesmo sem o apoio direcional do prefeito Anilton, o deputado Paulo Rangel, a seu estilo, foi hábil e conseguiu reverter um quadro onde era nítida a sua desvantagem em relação a Luiz de Deus. Foi na Câmara de vereadores que o petista foi buscar apoio e conseguiu encantar Bero do Jardim Bahia (PV), Manoel Carreira (PDT) e Regivaldo Coriolano da Silva (PC do B).
Embora mantenham um silencio sepulcral em relação à decisão do prefeito Anilton, petistas ligados a Rangel assumiram uma espécie de pacto para dar numeros significativos à sua reeleição em outubro. Não foi preciso fazer estardalhaço para saber que uma votação expressiva do petista Rangel em Paulo Afonso passou a ter um significado especial a partir daquele momento .
O prefeito Anilton também sabe que por mais que ele faça não vai conseguir ser simpatico a uma boa parte da "companheirada" que historicamente sempre foi adversária do tripé Luiz, Anilton e Paulo de Deus. Estão juntos e misturados na atual conjuntura, unica e exclusivamente por conveniência.
Na próxima sexta-feira, 1 de agosto, Paulo Rangel faz o lançamento de sua campanha durante inauguração de comitê em Paulo Afonso, localizado na rua Otaviano Leandro de Moraes 469. defronte a Cesta do Povo.