A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) é parceira na realização do 2º Seminário Internacional de Ecologia Humana, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de setembro em Paulo Afonso, no Norte da Bahia. Os interessados em participar do evento já podem fazer suas inscrições, até o dia 1° de agosto, no site do seminário (www.ecologiahumana.uneb.br).
Este ano, o evento terá como tema ‘A pesquisa em Ecologia Humana’. Na programação, haverá mesas redondas, conferências, palestras, exposições e minicursos sobre os mais variados assuntos ligados ao tema. De acordo com o professor da Facape e organizador do evento, Dr. Juracy Marques (foto), pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo já confirmaram presença no seminário.
“Há conferências com pesquisadores de Portugal, Espanha, Nigéria, Venezuela e Estados Unidos, por exemplo, além de pesquisadores da Uneb, Univasf e outras universidades brasileiras. A Ecologia Humana é uma área que tem crescido em todo o mundo e nós estamos realizando pesquisas que têm se destacado no Brasil”, disse.
Após o seminário em Paulo Afonso, o professor viajará aos Estados Unidos para apresentar três artigos na 20ª Conferência Internacional de Ecologia Humana, que será realizada entre os dias 22 e 25 de outubro.
Ecologia Humana
Segundo um dos seus pesquisadores, Alvim, a ecologia humana pode ser compreendida como “uma ciência que estuda as relações humanas, individuais e coletivas com seu entorno, tornando-se um grande instrumento de reflexão e mudança de paradigma em prol da vida”. A ecologia humana é uma ecologia que coloca gente nos ecossistemas, estudando suas relações e consequências.