Morreu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos,o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna. Ele estava internado desde a noite de segunda-feira (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, em Recife, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo a unidade hospitalar, Ariano sofreu uma parada cardíaca, às 17h15
Após passar por uma cirurgia ainda na segunda, Ariano teve uma piora na noite de terça-feira (23).O escritor teve uma queda de pressão arterial e a pressão intracraniana ficou muito elevada, conforme informado pelo boletim hospitalar. A hipertensão intracraniana foi o que causou a parada cardíaca do escritor.
No ano passado, o escritor sofreu um infarto, e dois dias depois de receber alta, deu entrada novamente no hospital por causa de um aneurisma cerebral.
Suassuna veio a Paulo Afonso algumas vezes participar da Semana do Modernismo idealizada pelo professor Luis José e mais recentemente em julho de 2011 participou da Semana da Cultura. Foi justamente em 28 de julho daquele ano que tive a honra de apresentar o mestre.
Na ocasião o autor dos clássicos "O Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino", proferiu o que ele chamava de aula-espetáculo na abertura da Semana da Cultura, realizada de 28 a 30 de julho.