Geral

Paulo Afonso - Bahia - 14/07/2014

Professor Galdino faz palestra sobre a História de Paulo Afonso e o Turismo regional

Redação Folha Sertaneja - www.folhasertaneja.com.br
João de Sousa Lima
Professor e escritor Antônio Galdino faz palestra no San Marino Hotel
Professor e escritor Antônio Galdino faz palestra no San Marino Hotel

O escritor e professor Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja, apresentou palestra no moderno auditório do San Marino Hotel no novo prédio construído em frente à Praça do Coreto, na antiga Rua A, da Chesf, em Paulo Afonso-BA.

Primeiro o professor Galdino discorreu sobre a história de Paulo Afonso, desde o povoamento, Forquilha, formado antes da chegada da Chesf à região, até a atual gestão do Executivo e do Legislativo Municipal, tema do seu livro “De Forquilha a Paulo Afonso: Histórias e Memórias de Pioneiros”.

Logo em seguida, o professor, que é também especialista em Turismo, pela UNEB e Mestre em Ciências da Educação, área de Turismo pela Universidade Internacional de Lisboa – Portugal, falou sobre o Turismo em Paulo Afonso e na Região dos Lagos do rio São Francisco, tema de sua tese de mestrado.

 

 “Estas palestras do professor Galdino, destinadas à formação, levar conhecimento aos funcionário do San Marino Hotel, sempre extensivas à comunidade, abertas ao público, marcam o início de atividades que o San Marino Hotel pretende desenvolver, tanto relativas à cultura da cidade e do município como voltadas também para a área social, uma iniciativa da minha filha Grayceanni, que está dirigindo esse projeto”, disse o empresário José Mauro, diretor do San Marino Hotel.

José Mauro acrescentou ainda que “para a nossa empresa, começamos bem com o Professor Galdino, pois o conheço desde que cheguei a esta cidade, há mais de 34 anos – acho que o Galdino foi a segunda pessoa que conheci ao chegar a Paulo Afonso – e sei de sua capacidade e do seu conhecimento, nestas duas áreas: a história de Paulo Afonso e o Turismo desta região. Agradecemos pela sua disponibilidade e tenho certeza que tanto os nossos funcionários quanto todos os senhores que nos honram também com suas presenças, irão aprender muito como o nosso mestre nesta tarde”.

O Professor Antônio Galdino fez uma síntese da história de Paulo Afonso, da luta pela sua emancipação, da presença e crescimento da Chesf e da grande importância desta hidrelétrica para a região e para todo o Nordeste.

 

“A Região Nordeste tem duas histórias bem diferentes: a de antes e a de depois da Chesf”, disse o palestrante que continuou, incisivo ao afirmar que “ com esta região ribeirinha do rio São Francisco não foi diferente: se a Chesf não tivesse se instalado nestas terras, neste lugar, não haveria a cidade nem o município de Paulo Afonso nem muitos outros que só foram criados depois da Chesf”, acrescentando, “ainda hoje a Chesf é importante para região, o roteiro turístico de Paulo Afonso é dentro da área das Usinas da Chesf e ainda hoje todos cobram a volta do Bondinho, do modelo reduzido da Chesf, criados e mantidos pela Chesf”. 

Sobre os lagos, criados pela Chesf o professor falou: “Todos sentem saudades dos belos lagos existentes na área do antigo Acampamento da Hidrelétrica, sempre limpos, quando eram mantidos pela Chesf, cartões postais que encantavam os turistas. Desde a gestão do prefeito Paulo de Deus que esses lagos passaram a ser responsabilidade da Prefeitura de Paulo Afonso”.

 

Sobre o turismo, o palestrante disse que “o fluxo de visitantes, a grande procura pelos atrativos turísticos de Paulo Afonso, a cachoeira, as obras da Chesf, começou logo que a Chesf se instalou na região, em Forquilha. E eram tantos os que queriam conhecer estes atrativos que a hidrelétrica construiu, ainda em 1949, uma Sala dos Visitantes e disponibilizou grande número de seus empregados para controlarem e acompanharem os que aqui chegavam, e eram milhares todos os meses”. 

A Sala dos Visitantes, construída ao lado das guaritas da Chesf, onde hoje é a Praça das Mangueiras, abrigou o Departamento de Turismo por uma iniciativa do palestrante quando ele era o Diretor deste DEMTUR e hoje, depois de uma reforma interna, ali está funcionando a Secretaria Municipal de Turismo que esteve representada na palestra pelo turismólogo Richardson Toaldo. 

O palestrante falou da existência de órgãos com ações voltadas para o turismo como “o Conselho Municipal de Turismo, criado na gestão do Prefeito Raimundo Caires, a Zona Turística dos Lagos e Cânions do São Francisco, desmembrada da Zona Turística Lagos do São Francisco que era sediada em Juazeiro/BA e do Conselho (agora Câmara) Regional de Turismo e do Grupo Gestor de Turismo, na gestão do Prefeito Anilton Bastos. 

 “A existência desses órgãos e de uma Secretaria Extraordinária de Turismo, levou o Ministério do Turismo a realizar, através da Fundação Getúlio Vargas, um Estudo de Competitividade, um diagnóstico da capacidade turística de Paulo Afonso e com o elevado índice de atrativos e presença de hotéis, restaurantes, guias de turismo, agências de viagem encontrados, o MTur criou o Grupo Gestor de Turismo e colocou Paulo Afonso entre os 115 destinos turísticos do Brasil’, disse o especialista em turismo, que acrescentou:

 

´”E de se lamentar que estes conselhos, o Municipal e o Regional, assim como o Grupo Gestor estejam sem funcionar há muitos meses”. 

   “ Paulo Afonso tem uma boa infraestrutura hoteleira, de restaurantes, e um aeroporto de grande porte, mas é importante, imprescindível mesmo que haja uma grande integração entre este município e outros da Região dos Lagos, como Piranhas/AL, Canindé do São Francisco/SE, Glória/BA, Santa Brígida/BA, Jatobá e Petrolândia/PE, dentre outros, todos ligados pelo mesmo rio São Francisco, com muitos atrativos que se completam como é o caso do cangaço e da navegabilidade do rio, além de aspectos culturais outros”, concluiu o professor Antônio Galdino.

 

Ao final da palestra, o professor Galdino apresentou ao público os escritores João de Sousa Lima, autor mais de 10 livros sobre o tema cangaço e caatinga, poesia e outros e Luiz Rubem, que já escreveu 13 livros, também sobre o cangaço, a Estrada de Ferro Paulo Afonso e outros temas regionais. O escritor parabenizou o empresário José Mauro pela iniciativa de promover eventos como este.

Rota Vertical e Calango do Sertão falam do turismo de aventura

Depois da palestra do Professor Antônio Galdino, ilustradas com lindas imagens e vídeos de Paulo Afonso e Região dos Lagos do rio São Francisco – municípios ribeirinhos dos Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, todos os presentes tiveram a oportunidade de ouvir os empresários Eid da Rota Vertical e Nícolas da Calango do Sertão que falaram sobre seus projetos de turismo de aventura que estão sendo implantados na região e já têm sido muito procurados por turistas brasileiros e estrangeiros amantes da natureza. 

   Um coffee break no padrão San Marino Hotel foi oferecido a todos os participantes desse primeiro momento do projeto deste hotel de abrir os seus auditórios para eventos culturais e outros de alcance social, em parceria com instituições do município, o que deve continuar nos próximos dias.

 

 

 


Últimas

201 até 220 de 2543 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados