O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), encaminhou à Justiça Eleitoral os nomes de tres gestores e dois ex-presidentes da Câmara de Jeremoabo que estão impedidos de disputar cargos eletivos em outubro e pelos próximos oitos anos. Os condenados são os ex-prefeitos Dr. José Spencer, João Batista Melo de Carvalho e João Varjão. Eles tiveram as contas rejeitadas entre os exercícios de 2005 a 2012. Além deles, foram condenados os ex-presidentes da Câmara de Jeremoabo Josadilson do Nascimento e João Dantas de Jesus. A pena mais elástica foi atribuída ao ex-prefeito Tista de Déda que só poderá concorrer a cargo eletivo em 2020.
Na Bahia entre prefeitos e ex-prefeitos, presidentes e ex-presidentes de câmaras de vereadores e secretários e ex-secretários, a soma de inelegíveis para a disputa de outubro próximo chega a exatamente 2.118.
A impugnação do registro de candidatura ocorre com base na Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990) e estes gestores ficam impedidos de se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.