A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade requerimento nr. 527/2014 de autoria do líder da minoria vereador Edson Oliveira Maciel (PP) solicitando em caráter de urgência, a substituição progressiva das lâmpadas utilizadas na iluminação pública por lâmpadas de LED. O avanço desta tecnologia vem ganhando espaço e deixando de ser apenas um sinalizador em equipamentos, sendo utilizada para iluminação decorativa, veículos automotivos e iluminação pública, entre outras aplicações.
O vereador Dinho considera que as lâmpadas de LED possuem vantagens sobre as outras lâmpadas utilizadas na iluminação pública, aumentam a luminosidade, são mais duráveis tendo uma vida útil de até 8 anos reduzindo assim os custos com manutenção, sem contar os ganhos com a redução no consumo de energia elétrica. "Além disso, as vantagens relacionadas ao meio ambiente são inegáveis, pois se trata de um sistema de iluminação extremamente eficiente e que não utiliza na sua concepção materiais nocivos como mercúrio e ácido fluorídrico", disse.
As luminárias a LED, embora tenham um custo inicial maior que o das lâmpadas atualmente utilizadas, oferece uma economia de até 70 por cento no consumo de energia elétrica, além de reduzirem significativamente os custos com cabeamento em novas instalações e dispõe do melhor ciclo de manutenção que tende a zero.
As lâmpadas convencionais gastam de 75 por cento a 80 por cento da energia consumida em geração de calor, tendo ainda uma perda de aproximadamente 65 por cento em reflexão com o vidro e também pelos refletores.