A definição da cor branca como novo padrão para a frota dos veículos de praça que circulam pela cidade e a regulamentação dos táxis ajudou a combater um problema que tem se tornado comum, onde profissionais saem de seus pontos de origem para ‘pescar’ clientes em áreas de outros profissionais.
A proposta ganhou aprovação do ex-presidente dos taxistas de Paulo Afonso, Cicero Pedro da Silva: “A padronização das cores dos táxis era uma ideia que vinha de muitos anos. “Eu acho certo sim, porque tem como a pessoa identificar. Hoje tem carros cinzas, pratos, vermelhos, azuis. Agora, com todos brancos, o próprio passageiro identifica o carro. Fica uma coisa mais segura. Estava mesmo na hora de Paulo Afonso fazer a coisa certa e padronizar, relata o taxista
Agora os veículos de transporte individual - Táxi de Paulo Afonso terão que adaptar seus veículos para uma nova regra. De acordo com informação do diretor de Turismo do município, Marlos Guerra a exemplo de grandes capitais e cidades, os táxis do município passarão a contar com um taxímetro. A novidade vai inicialmente ser aplicada aos táxis que atuam no aeroporto local e deve entrar emn vigor a partir de agosto deste ano.Além da frota na cor branca, da regulamentação e do táximetro existem projetos para oferecer cursos de inglês, entre outros para os motoristas.
A Bandeirada é o valor fixo que o cliente paga ao entrar no táxi. Depois disso, a cada quilômetro rodado, é adicionado pelo taxímetro ao valor da bandeirada, e, em seu destino o motorista cobra a soma da bandeirada mais o quilômetro rodado. A decisão faz parte de uma série de iniciativas que estão sendo tomadas pelo Secretario de Turismo Luiz Carlos de Carvalho visando incentivar o turismo receptivo no município.