Política

Paulo Afonso<> Bahia - 09/03/2014

Quebra-molas "invisíveis" assustam motoristas nos bairros de Paulo Afonso

Editor Luiz Brito
Divulgação

Quem circula em Paulo Afonso sabe que as lombadas, quebra-molas ou ondulações transversais (nome mais técnico) estão levando muita gente para as oficinas, fazendo com que gastem quantias consideráveis com as suspensões dos carros, que, nesta situação, danificam facilmente.

Não é preciso citar um bairro específico da terra da energia, pois em quase todos têm quebra-molas sem sinalização, outros apagados, mal feitos ou até remendados. Os prejuízos são os mais variados, desde custos com alinhamento e balanceamento, além de batidas e diversos tipos de acidentes.

Para o mecânico Gileno Alves da Silva que esteve em Paulo Afonso de férias, o maior índice de prejuízos causados por quebra-molas altos e deformados é quando quebra o pivô, que sustenta as rodas e que tem que ser trocado se tiver qualquer rachadura. 

“Acho que os responsáveis deveriam pintar as lombadas com cores vivas, para que, principalmente de noite, qualquer um, seja num carro, moto ou ônibus, possa enxergar bem. Quem tem roda de alumínio, por exemplo, perde rapidinho, pois estraga mesmo”, comentou.

Opinião 

Já o taxista Benevaldo Pestana acredita que mesmo sendo educativos, pois diminuem a velocidade em bairros residenciais ou que tem muitas crianças, os quebra-molas demandam muita atenção do condutor. “Não pode ser assim desordenado, tem que ter fiscalização e um padrão de tamanho, centímetro, essas coisas”, sugere.

Em Paulo Afonso existem casos em que os próprios moradores constroem os quebra-molas sem estrutura e que a prefeitura não toma conhecimento.

A prefeitura  informa que “quando a população solicita, que coloquemos ou retiremos uma ondulação transversal, fazemos um estudo e decidimos o que for melhor para a região. Às vezes retiramos e não colocamos outro, às vezes substituímos”, disse, lembrando que a falta de manutenção no momento é por que o asfalto da cidade está sendo recapeado e com isso diversas lombadas passam a não existir mais. Outros casos são da avaliação de retirada total, por isso só será feita a pintura adequada quando esse trabalho for finalizado.


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