A Ouvidoria Municipal – projeto criado pela Prefeitura de Paulo Afonso para garantir ao cidadão, através de um atendimento direto e pessoal, a oportunidade de tirar suas dúvidas, fazer reclamações, denúncias, pedidas e sugestões – foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro. Este serviço tem o objetivo de oferecer serviços de qualidade com seriedade e transparência à população pauloafonsina, pois esse é o desejo do Prefeito Anilton, disse o vice em exercício Jugurta Nepomuceno Agra. Na solenidade de inauguração da nova sede, o diretor da Ouvidoria, João Medeiros, prometeu que o órgão vai atuar no fortalecimento da cidadania, oferecendo à população um canal de relacionamento e de comunicação direta com as diversas secretarias municipais. Participaram da solenidade, o deputado federal Luiz de Deus (DEM), os secretários municipais, Lêda Chaves (Desenvolvimento Econômico), Luiz Carlos de Carvalho, (Turismo e Relações Institucionais), Jânio Soares (Comunicação e Eventos), Hermes Benzota de Carvalho Junior (Chefe de Gabinete) Patrícia Alcântara (Planejamento), Flávio Henrique Magalhães Lima (Procurador Geral), Selma Carvalho (Educação), Alexei Vinícios (Saúde), os vereadores Bero do Jardim Bahia (PV), Marconi Daniel (PV) e Petrônio Nogueira (PDT), Pastor Arilson Maciel; Mozart Siqueira (delegado Regional), além de representantes da 1ª Cia de Infantaria e da Polícia Militar.
Conforme afirmou o prefeito em exercício Jugurta Nepomuceno Agra, essa ferramenta foi criada com o objetivo de tornar mais transparentes as ações tomadas pela Administração, proporcionando, assim, uma maior aproximação com a população e melhor resposta a questões relacionadas ao atendimento para os usuários dos serviços públicos. Espera-se que haja, ainda, a melhoria no atendimento das secretarias, visto que os secretários não receberão mais reclamações diretas. Se o cidadão desejar fazer alguma denúncia, poderá se manter em anonimato, ou, caso se identifique, poderá pedir o sigilo – isto fará com que o caso seja mantido apenas entre o denunciante e o ouvidor –, que entrará em contato com os órgãos responsáveis, investigará a denúncia e notificará o problema, descobrindo suas causas e consequências. O atendimento da Ouvidoria Municipal será feito de segunda à sexta-feira, das 07h às 13 horas. As sugestões, pedidos, denúncias, elogios e reclamações poderão ser feitas através do número 3282-4451.