O vereador Marconi Daniel (PV) encerrou o ano de 2013 como uma grata surpresa no meio político de Paulo Afonso.Técnico, competente e de práticas transparentes, ele aprendeu rápido os meandros da política e costuma dizer que não existe mistério para ser um bom parlamentar. "Basta ter vontade de trabalhar e cumprir o que promete. Nunca enganar ninguém", enfatiza. No que tem razão.
Ano X
2014 é considerado um ano chave e o prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) se prepara para, além de continuar a série de investimentos, colocar em prática novas ações educacionais.
Entre as obras, os destaque são as reformas de algumas escolas e as quadras de esporte cobertas no CEMPA e da novíssima escola João Bosco, em construção. Anilton pode bater no peito e dizer que em Paulo Afonso o trabalho não pára. Aliás, se não fosse médico por formação, ele certamente seria um arquiteto. Quando deixar o governo em 2016, terá sua marca registrada definitivamente na historia politico-administrativa da cidade com obras que ilustram e respaldam o mérito dele ter sido tres vezes prefeito da terra da Energia: senão vejamos: O Parque de exposição, Nova feira Livre, Parque de Vaquejada, Centro de Cultura Lindinalva Cabral além de inumeras quadras esportivas em todo município. Ai reside a explicação de seu posicionamento favorável nas pesquisas quando o assunto é eleição.
Se cacifando
O clima não é dos mais amenos lá pelas bandas do PT da capital. Alguns membros do partido não estão nem um pouco satisfeitos com a estratégia adotada pelo PP, de tentar se cacifar junto às principais lideranças da base aliada a Wagner, com o objetivo de ungir o deputado federal Mário Negromonte como vice de Ruy Costa nas eleições deste ano.
Descontentes com a manobra, esses membros petistas acusam o deputado Negromonte de tentar uma aproximação com o governador Jaques Wagner (à revelia do PT) na esperança de viabilizar sua indicação na chapa majoritária nas eleições de outubro.
Decisivo
É precipitada a informação de que caso não saia candidato, o nome que Luiz de Deus (DEM) apoiar terá maioria dos votos em PaulO Afonso. Não é isso que algumas avaliações mostram. Os dados revelam que nem todos os eleitores acompanhariam Luiz. Como nem todos os eleitores pelo menos nesse primeiro momento têm certeza de que vão acompanhar Anilton no quesito Paulo Rangel.
Alguns eleitores de Anilton vão migrar naturalmente para Luiz de Deus (DEM). No quadro em tela o deputado Paulo Rangel(PT) desponta numa posição confortável tendo ao lado o apoio do prefeito Anilton que faz a diferença em qualquer circunstancia.
Lentidão
O vereador Edson Oliveira Maciel (PP) avalia que "Apesar do esforço das empresas de transporte coletivo em Paulo Afonso, o serviço ainda é ruim e é necessário mais agilidade. O Governo municipal tem feito a sua parte, mas os empresarios precisam fazer a sua parte, urgentemente", cobrou.