A cidade de Paulo Afonso deverá apresentar, como candidatos a deputado Estadual, nas eleições do próximo ano 02 candidatos tido como filhos da terra: Paulo Rangel(PT) (reeleição) e Dernival Oliveira (PP), o primeiro apoiado pelo prefeito Anilton Bastos (PDT) e Val faz oposição no município ao mandatário.
Como candidato do apoiado por Anilton, estima-se que Rangel deve ser o candidato mais votado no município. Contudo, ainda precisará conquistar o coração de muitos seguidores de Anilton que se dizem orfãos de candidato a estadual, com a indefinição do deputado Luiz de Deus.
Val tem um nome fácil de se trabalhar em toda 10ª região, faltando-lhe um lastro financeiro que possa lhe assegurar apoios de lideranças. Mesmo assim, não deverá ter muitas dificuldades já que terá o apoio dos negromontes, caso se confirme a candidatura de Mário Júnior a federal e Mário Negromonte vice de Ruy Costa. A disputa pelo voto será feroz e ainda virão os paraquedistas. A exemplo de Elmar Nascimento, Roberto Carlos, Fátima Nunes, Sidelvan Nóbrega, este último apoiado pelo vereador Zé Carlos do BTN.
A grande incógnita ainda é o deputado federal Luiz de Deus (DEM), que ainda não definiu seu destino político em 2014. O certo é que mesmo Luiz de Deus sendo considerado pelos seus seguidores como a maior liderança política local, - a quem quem diga que Anilton seja o maior lider - existe uma realidade com Anilton e outra sem ele. Sabedor disso, LD tergiversa e adia sua vida política, o que aumenta o sofrimento de Anilton.
Sem poder dar o pontapé inicial nem desatar o nó, resta a Anilton esperar pacientemente que Luiz de Deus chegue a uma conclusão sobre seu futuro político quando então o prefeito poderá se movimentar.