Seguindo o exemplo de outras casas legislativas, a Câmara Municipal de Patos (PB) decidiu pela antecipação da data da eleição para renovação da sua mesa diretora para o biênio 2015/2016. O pleito que já havia sido antecipado para o dia 02 de janeiro de 2014, foi mais uma vez antecipado e, agora, será realizado no dia 02 de dezembro deste ano.
Em Paulo Afonso apesar das conversas preliminares objetivando unir os parlamentares em nome de um Poder Legislativo mais forte e mais coeso, e embora tenha obtido no primeiro momento a assinatura fovorável à antecipação de dez dos 14 vereadores presentes à sessão, a proposta foi derrubada após a intervenção direta do prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT).
Na ultima hora 4 vereadores, que inicialmente estava fechado com a oposição, mudaram de posicionamento e declararam "não" à antecipação. Pesou na decisão a interferência do Executivo.
O líder da minoria vereador Edson Oliveira Maciel(PP) havia apresentado uma emenda à Lei orgânica antecipando de 1º de janeiro de 2015 para junho de 2014 as eleições no futura Mesa Diretora. O projeto foi abatido logo na primeira votação e foi muito criticado pelo autor da proposta e pelo vereador situacionista Antonio Alexandre. A revolta, de ambos foi em relação a alguns vereadores que assinaram a emenda e votaram contra. Segundo o autor da proposta, o Dinho, a intenção era tão somente adequar o parlamento a essa nova tendência e desestabilizar eventuais pressões externas.