Confirmando a seriedade e a transparência da atual administração, o Tribunal de Contas dos Municípios/TCM/BA aprovou, por unanimidade, as contas do exercício de 2012 do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT) . A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado. As contas de 2010 e 2011 também já foram aprovadas nos anos anteriores. Isso significa, que não encontraram nenhuma irregularidade na abertura de créditos orçamentários e adicionais; os gastos com a educação ultrapassaram os 25% exigidos por lei, fato que também ocorreu com a saúde, com o percentual mínimo 15%. Os limites de gastos com despesas de pessoal também estiveram dentro do que exige a legislação e o repasse da receita à Câmara Municipal também foi cumprido.
Em meio a uma crise financeira com raros precedentes na história, o prefeito Anilton Bastos se destaca na relação de prefeitos honestos. Desde que assumiu pela primeira vez os destinos do município com Luiz de Deus, passando por Paulo de Deus e novamente Anilton, este último tres vezes à frente dos destinos do município, nunca teve uma conta rejeitada.
Em contrapartida, quando o cordão umbilical foi cortado com a vitória do bioquimico Raimundo Caires a população amargou o atraso administrativo, o rateio do dinheiro publico indo pelo ralo e farra das contas rejeitadas do seu gestor. Tanto é que foram apenas aqueles fatídicos quatro anos. A experiencia foi abortada e novamente Anilton volta nos braços do povo para governar o município.
Anilton afirma que recebeu a notícia com muita satisfação. “Ter as contas aprovadas significa ter feito o bom uso do dinheiro público”, disse.
O prefeito ressalta que o Tribunal de Contas é minucioso nas suas fiscalizações. “Mais uma vez, mostramos a nossa seriedade e compromisso com o dinheiro público e também com população. Gostaria de compartilhar isso com toda a nossa equipe, que é competente e comprometida”, finalizou.