Até o primeiro semestre do próximo ano, as obras de construção de um edifício do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Paulo Afonso, estarão concluídas. A unidade contempla a construção de um pavilhão acadêmico com 9 salas de aula, 6 laboratórios, 01 biblioteca, diretório acadêmico e grêmio estudantil e 01 refeitório. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões de reais. A direção do IFBA estima que para 2014 o campus receberá 530 novos estudantes. Trata-se de uma grande conquista do Diretor Geral – em tempo afastado das atividades até o dia 05 de dezembro para participar do pleito eleitoral) Arleno José de Jesus, para a educação pública.
Atualmente o IFBA tem unidades em 19 municípios baianos, entre Campus e núcleos avançados. Juazeiro e Euclides da Cunha há dois anos dispõe de um núcleo ligado ao Campus de Paulo Afonso, custeado parcialmente pelos municípios em parceria com o Instituto. “Desde o primeiro momento encontramos o apoio irrestrito dos prefeitos dessas cidades para que hoje pudéssemos concluir essa obra. "O Instituto está investindo forte tanto na educação básica, como na educação técnica e superior, articulando com os governos, Estadual, Federal e Municipal”, ressaltou Arleno.
O diretor afastado lembrou ainda de mais uma conquista importante para o município, a conclusão de um galpão da usina de biodiesel e o novo laboratório de engenharia elétrica que está sendo instalado no antigo centro de formação profissional de Paulo Afonso (CFPPA). Além da aquisição de um ônibus, uma camionete Nissan e uma Van.
Estamos envidando esforços para criarmos ambientes que possibilitassem essas condições. "Para mim nenhuma obra é tão importante quanto uma obra que vem trazer crescimento para a nossa cidade, como é uma obra de educação. Paulo Afonso está sendo contemplada com uma excelente estrutura de educação, que vai oferecer cursos técnicos e superior em diversas áreas . “Nossa meta é transformar Paulo Afonso no principal pólo educacional da Bahia”, finalizou o diretor da Unidade, Arleno José Jesus .