Nos dias 16 e 17 de outubro, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo do Estado – SETUR Bahia – e da Bahiatursa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, realizou o QUALITUR – Programa de Qualificação e Qualidade para o Turismo na Bahia, com a atenção voltada para a Produção Associada ao Turismo.
O evento foi aberto no quarta pelo vice-prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno, e pelo Secretário de Turismo, Jacques Fernandes.
A oficina foi Ministrada por Ússula Flávia (SETUR Bahia - Salvador) e contou também com a presença e participação de Miriam Rocha, consultora do SEBRAE Nacional e desenvolvedora da Metodologia de Produção Associada ao Turismo.
Trata-se de uma oficina, com duração de dois dias inteiros de trabalho, totalizando 20 horas de atividade em curso, para identificar as potencialidades de produção associada ao Turismo dentro da Zona Turística Lagos e Cãnions do São Francisco.
O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento de uma cadeia produtiva específica que gere benefícios para todos os que produzem e vivem de renda ligada á atividade turística, ou de todos os grupos que podem desenvolver alguma atividade e potencializar esta ação dentro da zona turística.
A ONG AGENDHA marcou grande presença na oficina, através de seu articulador Maciel José e de demais representantes dos projetos de produção associada articulados pela entidade.
A realização somente foi possível graças á parceria da Prefeitura de Paulo Afonso e Câmara de Turismo Lagos e Cânions com o Governo da Bahia. A instrutora do curso, Ussula Flávia, da SETUR, comenta: “a parceria com a Prefeitura foi um fator importante, pois em várias Zonas Turísticas este evento foi adiado, e com todo apoio e carinho do poder público local, mantivemos o cumprimento da agenda.”
A realização desta oficina de produção associada representa um desejo antigo da Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco, que foi a segunda, de todo o estado, dentre as 27 zonas, a realizar a oficina de produção associada.
Participaram do evento as cidades de Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida, além das diversas entidades de produção cultural e artesanal. O público convidado foi selecionado entre lideranças de cada segmento: cultura artística musical, teatro, dança, artesanato, literatura, hotelaria, hospedagem, turismo de aventura, ecoturismo, educação, dança, mídias digitais etc.
Outro parceiro importante do Qualitur é o SEBRAE Bahia, que em Paulo Afonso, através de Nadja Maria, se tornou um grande elo para o desenvolvimento de projetos e captação de recursos junto a este órgão.A Diretora de Turismo de Glória, Ana Patrícia, e o Diretor de Cultura, Tassio Castor, marcaram presença representando a cidade e os projetos de produção associada locais.
No total, foram 38 participantes, que representam mais de 250 produtores associados locais. Ussula Flávia, técnica da SETUR Bahia, afirmou que o evento foi de alta produtividade, ficando extremamente satisfeita com os resultados alcançados, onde ressalta: “com certeza a nossa agenda de ações desenvolvida nesta oficina trará um grande salto para a produção associada na Zona Lagos e Cânions. Estou extremamente satisfeita com os resultados e com a empolgação do público pauloafonsino... o carinho e a determinação das pessoas é contagiante.”
O evento também contou com o amplo apoio da Secretaria de Comunicação (ASCOM-PMPA) através do Secretário Jânio Soares e do Gabinete do Prefeito, através de Júnior Benzota, e do Portal Acerte Paulo Afonso, nas pessoas de Clicia e Ana Paula.
O Qualitur é uma das metas fundamentais do Secretário de Turismo do estado, Domingos Leonelli, e também abraçada pela Zona Lagos e Cânions, através de seu interlocutor, Jacques Fernandes, Secretário de Turismo de Paulo Afonso.
A Prefeitura de Paulo Afonso, representada pelo Prefeito Anilton Bastos, e a Câmara de Turismo Lagos e Cânions, agradecem a todos os participantes pelo apoio para a realização de mais uma etapa do Qualitur no interior do Estado, pelo incentivo e ações positivas.