O mais novo vereador de Paulo Afonso frustrou as expectativas do publico presente a solenidade de sua posse ocorrida na manhã desta quarta-feira (11), no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira. Paulo Gomes de Queiroz Júnior, conhecido popularmente como ‘Paulo Tatu’, se notabilizou durante a campanha dizendo que se eleito fosse iria rolar feito um Tatu na pista de acesso ao plenário. Fatalidade ou não, a mais nova celebridade tomou posse ontem (11) e não aconteceu o espetáculo, deixando o publico presente apreensivo. Mas as esperanças se renovam para segunda -feira (16) quando o mais novo vereador de Paulo Afonso faz oficialmente sua estreia. Ai pode ser que role.
A sós
O pessoal que gosta de uma boa fofoca andou se perguntando o falavam tanto o secretário de Serviços Publicos, Zorobabel paiva e o secretário de finanças e administração da prefeitura, Valdenor Teixeira, durante o aniversário da secretaria Ana Clara Moreira, comemorado ontem na Maçonaria.
Tudo às claras
O Senado vai começar a apreciar a abolição do voto secreto nas votações em todas as casas legislativas do País.
Em princípio, trata-se de uma medida oportuna, coerente, que até chegaria com um certo atraso.
Sem filtros
Mas o caráter secreto do voto tem aspectos de natureza distinta e que merecem reflexão.
Do jeito que a proposta foi aprovada pela Câmara Federal, escancara a representação popular no parlamento, assegurando total transparência.
Fiscalização
À primeira vista, é uma medida para que o eleitor acompanhe e cobre coerência dos seus representantes.
Faca no pescoço
Acontece que existe outro ângulo a ser considerado.
Com voto aberto em todas as votações, o senador, deputado ou vereador vai ser monitorado e, eventualmente, retaliado pelo governo de plantão - qualquer que seja o governo -, caso integre a sua base parlamentar.
Patrulhamento
Ou seja, o voto aberto em todas as votações, inclusive nos eventuais vetos do Poder Executivo, aumenta enormemente o controle que será exercido sobre a atuação em plenário.
No interior
Essa situação vai pesar principalmente nas câmaras municipais das pequenas cidades.