Geral

Paulo Afonso <> Bahia - 28/08/2013

Ícone da cultura sertaneja, figura do Vaqueiro será debatida na TV Educativa

Interiordabahia
Divulgação
O Ofício de Vaqueiro agora é patrimônio imaterial da Bahia
O Ofício de Vaqueiro agora é patrimônio imaterial da Bahia

O Dia Nacional do Vaqueiro, comemorado em 29 de agosto, será lembrado na TVE Bahia nesta quarta-feira (28), às 22h, no Perfil & Opinião, quando a apresentadora Denny Fingergut receberá o poeta e antropólogo Washington Queiroz, pesquisador do assunto.

O Ofício de Vaqueiro é patrimônio imaterial da Bahia, registrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que reconheceu a importância desse ícone da cultura nordestina para delimitação de territórios no país.

 Em 2010, foi feita, ao IPAC, solicitação para registro do Ofício de Vaqueiro como patrimônio baiano. Assim, foram elaboradas, pela equipe técnica do instituto, análises e pesquisas, que resultaram na inclusão da expressão cultural no Livro Especial de Registro de Saberes e Fazeres, como reconhecimento pela sua importância e pela necessidade de salvaguardar e preservar uma singular forma de trabalho.

 Antes mesmo, nos anos 80, Washington Queiroz, entrevistado do programa desta quarta-feira, coordenou equipe de pesquisa sobre o assunto e, de lá para cá, os estudos do antropólogo renderam cada vez mais textos. Entre os mais recentes, estão artigos reunidos no Cadernos do IPAC – Ofício de Vaqueiro, publicado pelo instituto neste ano, no qual Queiroz assina “Representações Simbólicas” e “O Cotidiano e o Ofício de Vaqueiro”.

 O programa apresentado por Denny Fingergut vai ao ar toda quarta-feira, às 22h, e tem reapresentação aos domingos, 16h30.


Últimas

21 até 40 de 2554 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados