A política que é por definição a arte de fazer o bem coletivo, público, tornou-se no Brasil todo, a arte das pessoas fazerem o seu bem próprio, privado. Os nossos políticos, em sua quase totalidade fazem carreira politica, para fazerem negócios, enriquecerem, de forma direta (roubando o dinheiro publico) ou de forma indireta, usando o prestigio e a força politica que tem para fazerem negócios e se tornam ou se aliam a grandes empresários; se tornam lobistas e esquecem completamente a finalidade da politica, que é fazer o bem público, da maioria, de todos.
As cidades, os chamados burgos, foram se formando para que as pessoas se juntassem, se ajudassem, se aglomerando em aldeias, vilas, em localizações com condições favoráveis para a sobrevivência humana. Mas, infelizmente, o ser humano, este animal racional, egoísta, predador, vive quase sempre da exploração de outro(s) homem(s), da exploração da natureza, sem olhar para os lados e nem para o futuro. Quase sempre o seu limite de tempo é o horizonte do seu nariz e do seu olhar mesquinho.
Parece ou com certeza, os políticos mentem o tempo todo, sobre quase tudo!
O que é dito e falado é o que é conveniente aquele momento, o que é melhor para ele, para a sua carreira politica, quase ninguém tem coragem de dizer a verdade, são meias-verdades, que equivalem a uma mentira inteira. A maioria tenta destruir o outro, seja adversário ou aliado politico.
É um maniqueísmo insuportável, tipo eu sou o bem, os adversários, os outros são o mal.
Políticos que quando iniciam sua carreira são honestos, comprometidos, se corrompem ao longo do processo e às vezes, sem perceber ou percebendo mesmo se deixam envolver pela corrupção, pela falta de princípios.
Princípio na politica, passou a ser coisa de idiota.
Pessoas e partidos políticos fundados sob a égide da ética e do compromisso social, como o PT, esqueceram completamente tudo, toda a sua historia, se aliando a um pária internacional como Paulo Maluf (PP), que é procurado pela policia internacional em 186 píeses do mundo, como ladrão!
Quer dizer, é o poder pelo poder, vale tudo, o importante sou eu e minha tropa estamos no poder (que é encantador e inebriante) e o resto, o povo que se dane. Não interessa o bem público, o que interessa é estar no poder.
Uma liderança como Lula, ex-presidente, que conseguiu feitos tão marcantes na historia deste país, faz e monta estratégias não para o bem do país, mas sim aquela estratégia que for melhor para ganhar o poder, destruir o adversário, com mobilização popular e social dos seus seguidores e áulicos; que coisa vergonhosa!
Mas a politica é assim mesmo, dizem todos.
Prefiro acreditar que pode ser diferente.
E ai aparece este Papa do fim do mundo (de Sul-América – Argentina), verdadeiro, inteligente, sensível, antenado com as necessidades e verdades do povo; com a coragem, a simplicidade e a capacidade intelectual de enfrentar a realidade deste nosso mundo, tão cheio de contradições, de injustiças, de desigualdades e falar o que pensa, sem medo, com tranquilidade, aceitando as contradições do ser humano, quebrando maniqueísmos religiosos, do bem e do mal e no entanto, não abre mão dos seus princípios, dos seus conceitos éticos e morais.
A favor da vida, da vida com simplicidades, com honestidade, com fraternidade, sabendo que ninguém é o centro do mundo, somos uma aldeia global humana, na sua inteireza e fragilidade, procurando ponto de equilíbrio para a vida em harmonia com os outros homens e a natureza.
Tenho esperança, temos que ter sempre, que o exemplo do Papa Francisco contamine as pessoas, no sentido de fazermos uma autocrítica para que possamos mudar nosso comportamento pessoal, individual e coletivo, para que baixemos nossa ambições, nosso egoísmo mesquinho e lutemos para que a nossa cidade, o nosso país, o nosso povo, consiga encontrar equilíbrio, harmonia, cidadania; não estas migalhas que nos dão, mas respeito verdadeiro, transparência e honestidade com a coisa pública, para que todos, todos mesmo sejam respeitados como qualquer cidadão com direitos e deveres integrais.
O povo está se mobilizando, está nas ruas! Cuidado políticos mentirosos e carreiristas, sua hora vai chegar! Estamos cansados de tanta embromação e falta de vergonha na cara!
Por novas práticas politicas, por uma nova e antiga utopia: democracia pra valer, república e cidadania!