O fato de o Partido dos Trabalhadores ter sido historicamente adversário dos prefeitos de Paulo Afonso, notadamente Luiz Barbosa de Deus, Paulo de Deus e Anilton Bastos Pereira, e embora o momento político ainda seja de indefinições, com conversações de todos os lados com vistas às arrumações para 2014 e mais além, 2016, a adesão do prefeito de Paulo Afonso ABP a base aliada do governo Wagner, emite sinais de que a antiga adversidade foi superada e a política momentaneamente não está atrapalhando na hora de decidir as questões que envolvem a terra da energia, ao contrário.
"Nunca se viu tanto ajuste entre um governador e um prefeito como se está tendo agora, observa o sociólogo José Renato de Melo.
A sintonia já proporcionou ao município investimentos importantes como a Cozinha Comunitária, o Lacen, recentemente inaugurado, a praça de esportes e da Cultura no BTN(em obras), 3 quadras cobertas, o SAC, em fase de construção, entre outros.
Em conversa com o site ABP admitiu que desde o início houve essa busca “para se manter uma boa relação” entre o governo e a prefeitura. “Procuramos manter com o chefe do estado um diálogo. "Está sendo uma relação bastante positiva”, disse.