A LOCADORA ARATU anunciou nesta quarta-feira, (10) que vai paralisar as atividades da sua frota a partir das 15 horas na próxima segunda-feira (15). Com base da decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a empresa deve manter a circulação mínima de 80% da frota de ônibus do município, sob pena de incorrer em crime de desobediência, passível de multa diária.
A decisão é política e resultado de uma conversa que culminou com a redução no preço da tarifa do transporte coletivo que havia sido majorada para R$ 2,10 e em menos uma semana caiu para R$ 1,90. Sem ônibus regulares, os pauloafosinos terão que lidar com o preço superfaturado cobrado pelos mototaxistas e as Vans que vão tomar conta das ruas fazendo o transporte livremente. "sem onibus os mototaxistas e os caras das vans fazem a festa!".
Para diminuir o impacto da redução da frota a prefeitura deveria agir de imediato convocando os proprietários de vans para avaliar uma maneira de diminuir o impacto efetivando um contrato provisório até que a situação seja normalizada ou se for o caso. permitir o funcionamento das vans em definitivo.