O presidente da Câmara de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos, o vice- presidente, Marconi Daniel (PV) e os vereadores Edson Oliveira Maciel (PP), Bero do Jardim Bahia (PV), Luiz Aureliano e Bero do Jardim Aeroporto participaram na ultima quarta-feira(29) da abertura da 2ª Conferência da Cidade, que ocorreu no prédio do Memorial CHESF. “Esse evento é importante para que a população possa discutir sobre o futuro que deseja para a cidade, abordando temas como habitação, saneamento básico, entre outros”, explicou o presidente do Poder Legislativo, Marcondes Francisco. O parlamentar lembrou que a Conferência da Cidade, se constitui numa oportunidade para se discutir o gerenciamento do desenvolvimento local de forma justa, democrática e sustentável.
Foi ainda, de acordo com Marcondes Francisco, o momento propício para debater a problemática urbana de Paulo Afonso com foco para temas como desenvolvimento urbano, habitação, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana, planejamento e gestão do solo urbano, entre outros.
Durante a abertura do evento, o prefeito Anilton Bastos citou diversos desafios enfrentados pelo município e que precisam ser superados, entre eles, as invasões em áreas de proteção permanente, a implantação da uma UTI, as discussões sobre acessibilidade, mobilidade e habitação. “Nada será feito sem que a gente queira. Problema tem, mas estamos nos reunir para discutir as soluções”, disse.
No período da manhã da aconteceu uma palestra sobre o tema da Conferência, “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, proferida pelo advogado e professor da UNEB e Fasete, Bruno Heim. Durante todo dia foram realizadas palestras e mesa redonda sobre saneamento ambiental, mobilidade urbana, habitação de interesse social, plano diretor e o plano municipal de desenvolvimento urbano de Paulo Afonso. Divididos em três grupos, os participantes discutiram as diretrizes que serão levadas para a Conferência Estadual das Cidades. No fim da programação, houve a eleição dos sete delegados, que representarão o município na Conferência Estadual, em agosto em Salvador. O poder Legislativo será representado pelo vereador Edson Oliveira Maciel, eleito titular e o Bero do Jardim Bahia, suplente.