A 2ª Conferência Municipal da Cidade de Paulo Afonso foi realizada na ultima quarta-feira (29), no auditório do Memorial CHESF. O evento contou com a participação do Prefeito Anilton Bastos, da secretária de Desenvolvimento Social (SEDES), Ana Clara Moreira, da secretária de Planejamento e Orçamento Ana Patrícia Alcântara, do advogado e professor Heim, dos demais secretários, vereadores, membros da sociedade organizada e também da população. O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas O prefeito Anilton Bastos, durante a abertura oficial do evento, lembrou que o espaço da Conferência é importante porque promove o diálogo entre sociedade civil e poder público. “Temos oportunidade de pensar efetivamente a cidade. Durante a tarde o evento transcorreu com discussões em grupos de trabalho acerca dos três eixos temáticos, retirando propostas municipais e também fazendo proposições de supressão, adição e modificação do texto base elaborado pelo Ministério das Cidades. Logo após foi realizada a eleição dos 7 delegados e seus respectivos suplentes. Só os titulares representarão Paulo Afonso na 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece em agosto, na capital do estado, Salvador.
O secretário de Relações Institucionais, Luiz Carlos de Carvalho, representando o seguimento poder Executivo foi eleito delegado titular, tendo a secretaria Patrícia Alcântara como suplente.
Carlinhos de Tico avaliou o evento como muito importante para o município que está em pleno desenvolvimento. Ele lembrou que “o espaço da Conferência é importante porque promove o diálogo entre sociedade civil e poder público. “Temos oportunidade de pensar efetivamente a cidade. Um governo só é bem sucedido quando se tem uma integração entre o poder público e a população, disse, reiterou Carlinhos de Tico.
A conferência teve palestras e debates para aprofundar os assuntos mencionados e depois a eleição dos delegados que representarão a cidade de Paulo Afonso na etapa estadual. A conferência das cidades é fruto da política implantada pelo Ministério das Cidades nos últimos anos do governo federal e tem contribuído para reduzir o déficit habitacional e otimizar as políticas urbanas do país.
Conferência Nacional – A 5ª Conferência Nacional das Cidades “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” será presidida pelo Ministro de Estado das Cidades e se realizará em Brasília, no período de 20 a 24 de novembro de 2013. A etapa estadual da Conferência acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2013, em Salvador. A Conferência vai tratar da Reforma Urbana e temas de âmbito nacional, considerando os avanços, as dificuldades, os desafios e as propostas consolidadas nas Conferências estaduais. As Conferências municipais, estaduais e a nacional permitem conhecer as realidades locais, estaduais e regionais dentro das especificidades socioterritoriais e propicia a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade civil.