As causas e efeitos da longa estiagem que se abateu sobre o nordeste baiano, com efeito devastador no meio rural de Paulo Afonso, deve forçar a prefeitura a reduzir custos sobretudo em relação aos tradicionais festejos juninos da terra da energia, que sempre exibiu no seu conteudo de programação atrações de renome nacional. Este ano, contudo, as grandes atrações devem dar lugar a chamada prata casa. A sugestão de algumas lideranças de bairros é a de que o secretário Comunicação e Eventos José Jânio Soares, estude a possibilidade de custear arraias nos bairrros valorizando as atrações locais na programação.
Outra vantagem é que a valorização da cultura local será priorizada. No passado, sem essas grandes atrações dos dias atuais, os festejos de Paulo Afonso se destacavam apenas com a existencia de pelo menos um arraia em cada bairro, além da presença de atrações locais como ápice da festa, mostraram uma postura diferente.
Se a idéia for acatada pelo secretário Jânio Soares, o Janinho, teremos uma festa bonita, valorizando os artistas da terra, começando pelo nome de Elias Nogueira, Deca do acordeon, Enoque, Roberinho, Juquinha do forró, entre outros.