bancada baiana apresentou uma lista com 21 emendas que somam R$ 1,4 bilhão nesta quinta-feira (29) à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Valor está sujeito a ajustes para adequação ao Orçamento Geral da União 2013.
Conforme explicou o senador Walter Pinheiro (PT), o valor apresentado vai ser analisado pelo relator geral do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RO), e "devem ocorrer ajustes significativos". "Em 2012, por exemplo, a bancada teve aprovados cerca de 600 milhões de reais das emendas apresentadas", afirma Pinheiro.
A maior parte das emendas é destinada a ampliação da infraestrutura no estado e contemplará áreas como educação, saúde, turismo e apoio a produtores agropecuários.
Também serão destinados recursos para a construção de uma ponte em Ilhéus; um anel rodoviário de Barreiras; duplicação da BR 116, no trecho entre Feira Santana e o entroncamento da BR-324, em direção a Serrinha; melhorias na BR-367, no trecho de Porto Seguro; construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista; além da ampliação da infraestrutura urbana e turística de Salvador, dentre outras ações.
A emenda individual de Walter Pinheiro, inicialmente no valor de R$ 100 milhões, é destinada a apoio a projetos de infraestrutura e serviços em territórios rurais.
"Com isso vamos realizar a aquisição de patrulhas mecanizadas para realização de obras importantes em dezenas de municípios baianos, a exemplo de abertura de estradas, poços, aguadas e realização de serviços rurais".
O total de emendas inclui 15 de deputados, três de senadores e três de remanejamento.