Ninguém de plena e sã consciência pode negar que independentemente do apoio parcial da militância do PT a vitória do Dr. Anilton também estaria assegurada, mas, também não se pode negar a importância do apoio do deputado Paulo Rangel à sua reeleição em Paulo Afonso. Só que esse apoio, que foi bem-vindo e fundamental na campanha, agora pode transformar-se num problema. Dr. Anilton não poderá desmontar a prefeitura, para agradar seu aliado de primeira hora. Como reeleito não vai poder fazer a faxina que todos fazem na entrada para disponibilizar as vagas onde acomodar seu pessoal.
Como se isso não bastasse Anilton tem ainda que atender os antigos girassóis, dissidentes do PSB, PSOL, PSB e até do PP (SIC) que correndo por fora deram apoio na campanha. Esses eleitores vão no mínimo esperar do prefeito reeleito uma recompensa e vão pleitear vagas na administração que se inicia.
Some-se a isso a sede histórica do PT por cargos. O partido vai querer levar um quinhão na nova gestão que se inicia. Assim, de cara, Anilton terá de administrar vaidades e necessidades conseguindo repartir o bolo de forma a não melindrar ninguém nem causar rompimentos que seriam desastrosos nessa primeira hora quando ele talvez não, mas o PT sonha com vôos mais altos.
Por enquanto o Dr. Anilton não acenou aos partidos aliados de que terão espaço na prefeitura. Contudo, quem fizer parte da futura administração municipal a partir de janeiro do ano que vem deverá arregaçar as mangas. Todos serão cobrados.