Economia

Paulo Afonso - Bahia - - 16/10/2012

Demora em filas irrita clientes de bancos

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto Divulgação Região em Destaque

A determinação é clara: o tempo máximo para atendimento em agências bancárias e repartições públicas federais, estaduais e municipais, deve ser de, no máximo, 20 minutos em dias normais. Em véspera ou depois de feriados prolongados, clientes não podem esperar mais que 35 minutos. A Lei Municipal Nº 1021 de 03 de outubro de 2005 de autoria do vereador Dernival Oliveira (VAL) e sancionada pelo então Prefeito Municipal de Paulo Afonso-BA, Raimundo Caíres Rocha. estabelece critérios detalhados de como os bancos devem proceder no horário de atendimento ao cliente. "Sendo de apenas 15 minutos a espera em dias normais, até 15 minutos nos dias de pagamentos dos Funcionários Públicos Municipais, Estaduais e Federais, de vencimentos de contas de concessionária de Serviços Públicos e de Recebimento de Tributos Municipais, Estaduais e Federais; e até 25 minutos em véspera ou depois de feriados prolongados". Para controlar o horário de chegada, os bancos são obrigados a entregar senhas para os clientes.

No caso de desobediência da lei o estabelecimento bancário autuado receberia uma advertência na primeira reincidência, multa diária de R$ 200,00 (duzentos reais) na segunda reincidência multa de R$ 400,00 (quatrocentos reais) na terceira reincidência. Após a quinta reincidência o banco tem seu alvará de funcionamento suspenso.

Entretanto, em algumas unidades, o tempo de espera tem sido bem maior que o correto. É o que afirmam alguns pauloafonsinos, ouvidos por nossa reportagem. Um empresário do ramo de informática, residente no Bairro centenário ,  que precisa ir ao banco frequentemente considerou o Bradesco é o mais demorado; fico, em média, uma hora na fila", afirma.

No Bradesco  da Praça Abdon eles deveriam colocar mais atendentes", sugere. Já o aposentado Geraldo Dias, 76 anos, vai ao banco uma ou duas vezes por mês: "Não gosto de filas, mas o que podemos fazer? São sempre enormes. Fico esperando atendimento por até uma hora. Mesmo com o atendimento prioritário demora. Deveriam colocar mais atendentes. "O que causa tudo isso é a falta de funcionários; os bancos ficam economizando", opina.

Em Paulo Afonso, usuários afirmam que, em todas as agências, a espera ultrapassa uma hora; lei não está sendo cumprida.

 


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