A Petrobras anunciou, no início da noite de ontem, o aumento de 10% no preço da gasolina e 2% no diesel em suas refinarias. O reajuste, que vinha sendo pleiteado há meses pela estatal, pegou de surpresa o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis-AL), Carlos Henrique Ribeiro Toledo, que ficou sabendo do fato pela reportagem. "É um aumento grande", destacou.
Em nota, a Petrobras informou que o "reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional, em uma perspectiva de médio e longo prazo, que vem apontando um novo patamar para os preços praticados".
A companhia estatal anunciou o reajuste logo após o Ministério da Fazenda divulgar que vai reduzir as alíquotas da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que incide sobre a gasolina e o óleo diesel, nas refinarias, a partir da mesma data. Com isso, o aumento não afetaria o preço final do produto.