De 21 a 23 de outubro, no Hotel Sol Bahia - Patamares, foi realizada a II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT, com o tema "Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT".
A II Conferência teve como objetivo avaliar e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT na Bahia e no Brasil além de revisar as propostas eleitas na I Conferência com vistas à implementação e execução do Plano Bahia sem Homofobia.
Para esta segunda edição, foram realizadas, entre os meses de agosto e outubro, 14 encontros territoriais. Para Danillo Bitencourt, representante da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos ( SJCDH ) na organização do evento, "é preciso realizar as Conferências com o objetivo de avaliar, localizar problemas e apontar as prioridades e soluções para uma melhor execução das políticas públicas que promovam a cidadania dos LGBT". De Paulo Afonso participaram o presidente MAPHA, Edílson Vieira e o assessor de comunicação da entidade Eudes Ferreira.
A Conferência Estadual elegeu 32 delegados, 21 representantes da sociedade civil e 11 do poder público, que participarão da Conferência Nacional a ser realizada de 15 a 18 de dezembro de 2011