Uma acachapante goleada por 4 a 0 para a Universidad de Chile, em casa, e a virtual eliminação na Copa Sul-americana. Isso foi o que o Flamengo conseguiu na noite desta quarta-feira. Disposto a evitar que esse saldo se torne ainda mais negativo, o técnico Vanderlei Luxemburgo e os jogadores pretendem trabalhar para impedir que o vexame tenha interferência na sequência do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro.
Isso porque no domingo o time já tem pela frente o Santos, às 18 horas (de Brasília), no Estádio do Engenhão, pela 31ª rodada da competição. Na quarta colocação com 51 pontos, os flamenguistas querem o triunfo para se aproximarem ainda mais da liderança.
"A partir desse resultado, a responsabilidade do Flamengo aumentou muito no Campeonato Brasileiro. Vamos nos focar em dar o máximo", disse Vanderlei Luxemburgo logo após a partida, visivelmente constrangido e insatisfeito.
O meia Renato Abreu, que considera a classificação na Copa Sul-americana quase impossível, pediu para o jogo ser esquecido pelos flamenguistas. "Quando você tem que correr atrás do resultado de uma maneira como essa, com o gol fora de casa tendo o peso que tem, fica muito complicado. Acabou! É para ser esquecido, pois temos um compromisso muito difícil no fim de semana, diante do Santos, e precisamos do resultado positivo, pois o Campeonato Brasileiro pode nos dar um título muito desejado por todos no elenco", afirmou o apoiador.
O goleiro Felipe fez coro ao companheiro: "Não podemos deixar o resultado contra a Universidad de Chile abalar o nosso desempenho no Campeonato Brasileiro. Levar de quatro a zero é muito complicado, mas temos um jogo muito importante contra o Santos".
O Flamengo terá pouco tempo para treinar pensando no jogo contra o Santos. Para piorar ainda mais a situação, Vanderlei Luxemburgo tem desfalques importantes para esse compromisso. Os meias Ronaldinho Gaúcho, que foi expulso na vitória de 1 a 0 sobre o Ceará, Thiago Neves, que recebeu o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo, e Renato Abreu, que está suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da confusão que se envolveu com o atacante Rafael Moura na vitória de 3 a 2 sobre o Fluminense, ficam fora e terão que cumprir suspensão.
Para piorar o quadro, o apoiador argentino Bottinelli se lesionou contra os chilenos e deve ser vetado. Dessa maneira o treinador flamenguista terá que repensar até mesmo o esquema de jogo, pois tem poucas opções de criação disponíveis para o meio-de-campo.
O elenco se reapresenta na tarde desta sexta-feira, quando Vanderlei Luxemburgo deverá esboçar a formação que vai enfrentar os santistas. O plantel ainda participa de um recreativo na manhã de sábado, que antecede o início do período de concentração para o confronto