A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, através do seu Departamento de Cultura, apoiou a realização da "IV Conferência Territorial de Cultura", domingo e segunda feira (02 e 03/10) em Paulo Afonso - Município sede do Território de Identidade Itaparica.
A Conferência faz parte da etapa territorial, que acontece em mais 26 Territórios e provoca discussões sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que norteiam a rica variedade de manifestações culturais da região, algumas ainda desconhecidas nacionalmente e por isso precisam de incentivo por parte dos Poderes públicos para serem divulgadas. Segundo Carlos Henrique - Representante do Ministério da Cultura - "Estes debates realizados em todas as regiões do país, servirão para elaborar e construir políticas públicas a serem postas em prática no próximo ano, além de aproximar o poder Público da sociedade, possibilitando condições para traçar planos a níveis municipal, territorial e nacional". Além do representante do Ministério da Cultura, participaram da cerimônia de abertura da Conferência no domingo, a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Glória Lira, o Vice Prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra, a coordenadora do Ponto de Cultura, Dolores Moreira, o Secretário de Governo da Prefeitura de Glória, Nivaldo Lopes e o Superintendente de Promoção de Cultura do Governo da Bahia, Carlos Paiva.
Na segunda feira (03) após uma breve explanação sobre a Conferência, que cumpre o Decreto Estadual nº. 13. 025, de 19 de julho de 2009 e já percorreu 25% dos municípios baianos, as seis cidades que compõem o Território de Identidade Itaparica, representadas nessa Conferência Territorial, formaram cinco eixos temáticos de discussão sobre as principais barreiras que impedem a difusão da história e da riqueza cultural, que segundo eles, até então nunca receberam a atenção merecida. As discussões geraram propostas votadas em plenário e as que foram aprovadas serão apresentadas entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, na "IV
Conferência Estadual", na cidade de Vitória da Conquista, pelos delegados escolhidos pelos conferencistas, conforme exigência do Estatuto.