Regional

Paulo Afonso (BA) - 30/07/2011

Chesf apóia festa do Vaqueiro no aniversário de emancipação política de Pedro Alexandre

Bob Charles

Além de Paulo Afonso, Campos Formoso, São Gonçalo dos Campos e  Gandú, Pedro Alexandre  foi  outra cidade baiana que comemorou sua independência  política no dia 28 de julho.  O município  apagou 49 velinhas. No ano de 1823 com seu pioneirismo, o alagoano Pedro Alexandre, dedicou-se à cultura do algodão. O povoado passou a ser a maior produtora de algodão da região, animando os fazendeiros das cidades vizinhas que passaram a investir naquela comunidade. A sede, criada distrito com a denominação de Serra Negra em 1927, teve o nome alterado para Voturana em 1943, e finalmente Pedro Alexandre por ocasião da criação do município. Sob a denominação de Pedro Alexandre, em homenagem ao seu grande benfeitor, ocorre no dia 28 de julho de 1962 a emancipação política do município. Este ano a população comemora aniversário em alto estilo com a tradicional festa do Vaqueiro que vai até domingo (31). A festa conta com o incentivo cultural da Chesf que está apoiando as iniciativas populares da região.

Acompanhe a programação: Sábado 30/07

Pega de Boi (Premiação em R$ 5.000,00)

À noite Shows com Tchara dos Teclados, Tony Pessoa, Pagina Virada e

Arrastão com o Trio Ideal e Jam Bahia

No domingo dia 31/07

Encontro dos vaqueiros com almoço e missa campal.

Shows com Garra de Ouro e Aboiadores.

Cavalgada da Ponta da Serra até a sede do município (Na chegada entrega de prêmios).

À noite shows com Trilha Sonora, Gilvam do Forró, Forrozão Espora de Ouro, Mano Walter, Puro Desejo e Nova Mania

Para completar a grade das aniversariantes do dia, a cidade de Paulo Afonso completou seus 53 anos. Famosa por suas usinas hidrelétricas e por ter sido refúgio do cangaceiro Lampião e de seu bando, o município é o point para todas as tribos de esportes radicais do mundo, onde é possível praticar diversas modalidades de ação, podendo contar com a comodidade de uma excelente infra estrutura. O cenário é perfeito: paredões rochosos cercam as águas verdes do rio São Francisco formando um vale, cuja profundidade varia de 30 a 170m. Uma das melhores vistas do cânion de Paulo Afonso é sem dúvida a que se tem sobre a ponte metálica D. Pedro II, que liga Bahia e Alagoas. Com mais de 80 metros de altura sobre o Velho Chico, o local é o preferido dos praticantes de bungee jump (também conhecido como pêndulo humano), o esporte radical mais praticado no município. Este ano os festejos foram realizados no Parque de Exposições Djalma Wanderley.

O espaço reservado para o publico foi pequeno para o dramaturgo, poeta e artística plástico Ariano Suassuna ministrar sua aula espetáculo. Centenas de pessoas ouviram e aplaudiram o mestre, inclusive caravanas de outros estados, a exemplo de Alagoas que marcou presença com 260 alunos da UFAL, um deles, Kleber, ex-aluno de Suassuana.

Neste sábado (30) tem A Mala do Poeta, com participação de Bia Leite e Chico Pedrosa, no Cultura no Parque. A programação começa a partir das 18h, com exposições de diversas modalidades. O evento Cultura no Parque é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. Siga programação:

30 de julho

A partir das 18h - Cineclube, exposições de artistas (diversas modalidades)

18h30 - Apresentação Projeto Arte em Cena

20h - A Mala do Poeta com participação de Bia Leite e Chico Pedrosa

23h - Fredson Acústico

Palco Nossa Música - Jorjão Lima

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados