* Por Silvano Wanderley
A usina de reciclagem de lixo em Paulo Afonso, situada na área da barroca, mantém um serviço à comunidade digna de ser apoiada por todos os segmentos da sociedade, pois segundo informações, há 16 anos atrás, foram inaugurados 18 complexos dessa natureza em todo o Nordeste e por incompetência dos seus gestores e dos políticos envolvidos, somente uma sobreviveu: A Usina de Reciclagem de Paulo Afonso.
Sim, meus caros amigos e amigas, essa Usina mantém um padrão de qualidade com seu objetivo de reciclar e afastar todos os rejeitos que produzimos diariamente e com pouco apoio por parte do comércio e dos gestores públicos.
Não vejo uma valorização em Paulo Afonso para apoiar este complexo ambiental, quer sejam os nossos comerciantes, CHESF, Ministério Público, Vereadores, Deputados, Prefeito, Professores e Secretários a darem um apoio direto e pragmático e também os estudantes em geral a conhecerem a associação constituída, com o trabalho ali realizado diariamente, pois naquele local tem o nosso consumo diário sendo reciclado e com destino certo para não destruir nosso Bioma e nossa Biodiversidade.
Repito, é um trabalho importante a comunidade, poucos conhecem, poucos sabem das dificuldades, por isso que somente uma usina sobreviveu ao longo dos anos e essa usina foi a de Paulo Afonso.
Para continuar perpetuando, necessário faz que todos estejam conscientes do papel daquela Usina e dos seus associados, bem como da direção, propondo programas e colaborando de forma linear com doações ou taxas, e essa proposta deveria vir do Legislativo Municipal, que a princípio não tem preocupação com o meio ambiente da região.
Está na hora de fazermos valer nossa condição mundial, como o País que tem por premissa cuidar de sua biodiversidade, com seus programas de proteção bem avançados, projetos de educação ambiental sustentável e uma Legislação dinâmica que se renova a cada não conformidade encontrada na natureza, relacionada com a degradação ambiental.
Precisamos de uma atenção especial no sentido de colaborarem ainda mais para sua manutenção e melhoria contínua daquela Usina.
Convoco a ASCOPA, CDL, LIONS, MAÇONARIA, CHESF, ESTADO, PREFEITURA, MINISTÉRIO PÚBLICOS, a população e a sociedade civil organizada no apoio constante e direto para que o trabalho ali naquela usina continue em defesa do meio ambiente e da reciclagem.
Façam uma visita na Usina de reciclagem!