Regional

Paulo Afonso - Bahia - 02/04/2025

Tratoraço de produtores de milho protesta contra mudanças do PROAGRO em Jeremoabo

Por: Pedro Son
Divulgação

A Câmara Municipal de Jeremoabo foi palco de um audiência pública na terça-feira, 01/04, convocada pelo Legislativo e pela Secretaria Municipal de Agricultura do município, reunindo produtores de milho da área da SEALBA (Sergipe, Alagoas e Norte/ Nordeste da Bahia), bem como prefeitos, vereadores e produtores da área.

Entre os municípios presentes, além de Jeremoabo, tinha Cel. João Sá, Pedro Alexandre, Sitio do Quinto, Santa Brígida, Adustina, Tucano, Canindé, Canudos, Frei Paulo, entre outros.

Em pauta a retirada dos benefícios do PROAGRO (Programa de Garantia Agropecuária) decidida pelo Conselho Monetário Nacional no final do ano passado, com vigência a partir de janeiro 2025.

A defesa é pelo PDL 58/20125, em trâmite no Congresso Nacional, apresentado pelo deputado gaúcho Hugo Shulcz, que pede a revogação das medidas do CMN.

Antes da Audiência, ocorreu uma tratorada pelas ruas da cidade, com a participação de mais de 150 tratores que saíram do Bairro José Nolasco com destino à Câmara Municipal em sinal de protesto.

Foi um momento de muita discussão o grito de guerra que mais se ouvia era " vamos salvar o PROAGRO".

O Prefeito Municipal de Jeremoabo, Tista de Deda, esteve presente como anfitrião, compôs a mesa com autoridades como o deputado Ricardo Maia, ex-prefeito de Cel. João Sá Carlinhos Sobral e vereadores.

A Audiência foi conduzida pelo Presidente da Câmara, Neguinho de Lié, e teve como palestrante o produtor de milho, Cleiton Medeiros, que fez uma apresentação geral com dados sobre como ad mudanças afetam os produtores.

A luta continua e o objetivo é realizar outras audiências e até uma visita ao Ministério do Desenvolvimento Agrário já está agendada.

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados